Todo mês de outubro são feitas as grandes campanhas sobre o Outubro Rosa, com o intuito de conscientizar mulheres e famílias sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Muito se fala sobre a realização de mamografia, ultrassom e do autoexame. Entretanto, essas ações não são prevenção e sim de diagnóstico precoce da doença.
É obvio que todos esses exames e a detecção precoce do câncer de mama são de grande importância, pois quanto mais cedo maiores a chances de sucesso no tratamento. Mas, a prevenção efetiva se dá através da mudança de hábitos.
É muito mais importante a conscientização da sociedade para a prevenção da instalação do câncer de mama, e de outros tipos de cânceres do que o diagnóstico precoce. E a prevenção verdadeira é feita através de novos hábitos de vida como uma alimentação mais saudável e balanceada, a prática constante de atividades físicas aeróbicas, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o gerenciamento do estresse.
É mais do que comprovado que o excesso no consumo de carnes vermelhas e embutidos é um dos principais fatores causadores do câncer em diversas partes do organismo como estômago, intestino e o de mama. A alimentação saudável deve ser composta por 50% de verduras, frutas e legumes, 30% por oleaginosas, cereais integrais e castanhas e 20% por proteína animal, sendo as mais importantes as carnes de peixe, frutos do mar e aves.
A prática regular de exercícios físicos, além de evitar o surgimento do câncer e outras doenças como as cardiovasculares, também é importante na recuperação e na diminuição na recidiva do câncer em pacientes já acometidos.
Mágoa, angústia, ansiedade e o estresse também são grandes venenos que deixamos instalar em nossas mentes. Procure se livrar disso através de atividades prazerosas como hobbies, meditação, yoga, oração, viagens, exercícios e brincadeiras em contato com a natureza. Procure o prazer da companhia de quem você gosta como família, amigos e seu pet.
Não espere pelo diagnóstico de câncer para mudar o seu estilo de vida. Mude agora e tenha mais qualidade de vida e um longo caminho pela frente.
Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG. Agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090.