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  • Sivlia Ferolla

Como diminuir o apetite exagerado

Atualizado: Jul 23


O apetite exagerado ou aumentado pode afetar diversas pessoas e ter causas variadas. Como o próprio nome já diz, é caracterizado por um aumento anormal do apetite, provocando fome, o que se transforma em excesso de alimentação e, por consequência, em obesidade, se persistir por longo tempo.

O apetite exagerado pode ter diversas causas, sendo as principais: estresse ou ansiedade, depressão, TPM, reação a medicamentos, hipertireoidismo, hipoglicemia, diabetes, bulimia, entre outras.

Entretanto, existem alguns truques que podem ser muito úteis para controlar o transtorno. Por isso, preparei esse interessante artigo sobre como diminuir o apetite exagerado. Confira.

DÊ PREFERÊNCIA ÀS PROTEÍNAS

As proteínas, sejam elas animais ou vegetais, saciam mais que os demais nutrientes e ajudam a controlar a fome exagerada.

FIBRAS

Alimentos fibrosos como cereais integrais, sementes e frutas com casca ajudam aumentar a saciedade de uma refeição. Ou seja, você levará mais tempo para ter fome.

GORDURAS

Os alimentos fontes de gorduras boas como abacate, coco, castanhas, nozes, amêndoas, amendoim, por terem maior tempo de esvaziamento gástrico, ajudam no controle da fome.

DÊ PREFERÊNCIA AOS ALIMENTOS QUENTES

O calor dos alimentos ajuda na saciedade, por oferecer o chamado conforto gástrico.

MASTIGAÇÃO

É na mastigação que ocorre o início da digestão e, por consequência, mastigar bem os alimentos pode ser um aliado para aumentar a saciedade.

EVITE O AÇÚCAR

Alimentos muito doces provocam picos de glicemia, aumentam liberação de insulina e pode levar ao aumento da fome. Prefira alimentos de baixo índice glicêmico como as frutas kiwi, morango, amora, abacate, coco e verduras de folha, cereais integrais, batata doce, etc.

BEBA MUITA ÁGUA

Beba muitos líquidos durante o dia. Se cansar de água, mude para chás sem açúcar, sucos de limão, maracujá ou morango natural e sem açúcar e águas aromatizadas. Líquidos preenchem espaço e trazem saciedade, com baixa caloria.

Por último, cuide da qualidade do seu sono. Noites mal dormidas podem influenciar na liberação de hormônios que aumentam a fome.

Caso essas dicas de como diminuir o apetite exagerado não façam efeito, procure uma orientação profissional.

Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG.

Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090.


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