Presente em inúmeros alimentos e bebidas industrializadas, o açúcar, quando em excesso, pode gerar inflamação crônica, levando a diversos problemas de saúde como:
ALTERAÇÃO DE HUMOR: aumenta a neuro inflamação, agravando quadros de ansiedade e depressão.
ENVELHECIMENTO DA PELE: o açúcar pode reagir com as fibras do colágeno, tornando a pele mais opaca, amarelada, sem viço e mais suscetível ao aparecimento de rugas.
ALTERAÇÕES NO DESEMPENHO SEXUAL: o açúcar prejudica o fluxo sanguíneo, o que pode contribuir com o aumento do risco de disfunção erétil nos homens.
Além disso, o pH vaginal também é alterado, ficando mais suscetível a infecções como candidíase em pacientes que consomem grandes quantidades de açúcar.
PROBLEMAS NO SISTEMA CIRCULATÓRIO: o açúcar pode contribuir com o aumento da inflamação em artérias e veias que por sua vez aumenta o risco de infarto e derrame.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
PROBLEMAS RENAIS: os níveis altos de açúcar no organismo podem prejudicar a função dos rins, contribuindo para o risco de doença renal.
O consumo pequeno e esporádico de açúcar não chega a ser prejudicial para a maioria das pessoas.
Entretanto, muitas vezes ele é consumido em excesso sem que o consumidor saiba. Isto porque diversos produtos industrializados tidos como saudáveis, como barrinhas, iogurtes, pães e granolas, adicionam o açúcar em sua composição.
Agora que você já conhece os efeitos do açúcar no seu organismo, procure um nutricionista para adequar sua dieta a fim de evitar possíveis problemas de saúde ligados ao consumo excessivo de açúcar.
Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG.
Saiba mais emwww.silviaferolla.com.br e agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090 ou 99199-2929 (Whatsapp).
Comments