top of page

Nutrição cirurgia bariátrica e

balão intra-gástrico

Antes da cirurgia bariátrica ou colocação do balão intragástrico o paciente deve ser avaliado por nutricionista. O cuidado nutricional contempla:

1) Avaliação antropométrica – peso, altura, medida de circunferências e bioimpedância;

2) Avaliação bioquímica (avaliação de exames já realizados e solicitação de exames individualizados);

3) Avaliação dietética para identificação do padrão alimentar, preferencias e aversões.

 

Após realização dessas avaliações é possível verificar e tratar deficiências nutricionais existentes para minimizar deficiências que possam aparecer ou serem agravadas após cirurgia.

 

No pré-operatório é proposto um plano alimentar visando início da perda de peso e da gordura abdominal e hepática bem como já inicia-se o processo de orientação da dieta que será realizada no pós-operatório.

Nutrição Cirurgia Bariátrica e Balão intragástrico

Pré-operatório

Acompanhamento nutricional no pós-operatório

No pós-operatório, o volume ingerido e a consistência da dieta vão gradativamente evoluindo para consistência normal.

Nos primeiros dias após a cirurgia ou colocação do balão o paciente mantem uma dieta líquida, a partir da segunda semana a consistência fica mais firme (consistência de mingau, iogurte), geralmente a partir da terceira semana já é capaz de tolerar consistência branda (sólida bem cozida) e após o primeiro mês consistência normal.

Entretanto, a dieta deve ser rigorosamente acompanhada para evitar deficiência na ingestão de alimentos e intercorrências como vômito, diarreia. No caso da cirurgia bariátrica, geralmente requer suplementação de vitaminas e minerais a longo prazo.

 

WhatsApp.png
bottom of page