Bioimpedância
O que é a biompedância?
A bioimpedância é um exame moderno, não invasivo, totalmente indolor, rápido (tempo máximo 3 minutos) utilizado para avaliação da composição corporal. Permite verificar com alta precisão os seguintes parâmetros corporais:
-
Massa Magra
-
Massa Gorda
-
Massa Intracelular e Massa Extracelular
-
Relação Massa Intracelular / Massa Extracelular
-
Água Corporal Total
-
Água Intracelular e Água Extracelular
-
Índice de Massa Corporal - IMC
-
Taxa Metabólica Basal - TMB
A bioimpedância representa um sistema de avaliação da composição corporal, que consiste na passagem de uma corrente elétrica de baixa intensidade (500 a 800 µÄ) e de alta frequência (50 kHz) através do corpo, sendo esta corrente imperceptível.
Porque fazer a bioimpedância?
Avaliar a composição corporal é importante para identificar os riscos de saúde associado ao excesso de gordura corporal.
A aferição do peso como medida isolada para avaliação do estado nutricional apresenta limitação uma vez que não demonstra qual a quantidade de músculo e de gordura de um indivíduo.
Sendo assim, na balança uma pessoa pode ser classificada como tendo o “peso corporal adequado” mas no exame de bioimpedância verifica-se, por exemplo, um alto percentual de gordura e baixo percentual de massa magra (músculo).
Sabe-se que além da redução do percentual de gordura, o ganho de massa magra é fundamental para manutenção do peso adequado, uma vez que promove aumento do gasto energético.
Portanto, o acompanhamento da composição corporal por meio de exames periódicos de bioimpedância é fundamental para avaliar a eficácia do plano alimentar, dos programas de atividade física e para definição e promoção do peso ideal.
Aparelho utilizado
O analisador de composição corporal - Bioimpedância InBody270 utiliza a mais avançada tecnologia de bioimpedância, capaz de aliar precisão, simplicidade e rapidez, fornecendo uma informação completa sobre a nossa condição atual e uma orientação sobre a composição corporal ideal.
O InBody270 realiza a análise de forma segmentada e fornece a composição detalhada de membros e tronco. Ao final do exame os resultados são transferidos para o computador via interface Bluetooth.
Resultados
Os resultados são bastante completos e fornecidos através de uma folha com as seguintes informações:
-
Água corporal total
-
Proteína
-
Minerais
-
Massa de gordura corporal
-
Massa muscular esquelética
-
IMC - Índice de Massa Corporal
-
Porcentual de gordura corporal
-
Massa magra de cada segmento corporal
-
Estimativa de gordura de cada segmento corporal
-
Taxa metabólica basal
-
Relação cintura-quadril
-
Nível de gordura visceral
-
Grau de obesidade
-
Histórico de composição corporal
-
Peso ideal baseado na composição corporal
-
Controle de gordura
-
Controle de músculo
-
Impedância de cada segmento corporal
Clique para ver em PDF
Valor promocional: R$120
Recomendações que você
deve seguir para fazer a bioimpedância
O método de bioimpedância é muito sensível às variações do estado hídrico do avaliado. O álcool, a cafeína (café, refrigerante, chá preto, chocolate) e a atividade física têm ação diurética no organismo, o que pode causar uma leitura de bioresistência acima do real, superestimando assim a gordura corporal.
Uma refeição pesada também pode influenciar o teste alterando o peso corporal do indivíduo. Mulheres em idade fértil devem evitar realizar o teste durante o período menstrual porque pode haver alteração de peso (retenção hídrica) neste período.
Para se obter uma boa precisão no teste, siga as seguintes orientações:
-
Evitar consumo de álcool e cafeína (café, chá, chocolate) 24h antes do exame,
-
Não realizar atividade física intensa e evitar refeição pesada 4h antes do exame (pelo menos 2h de jejum),
-
Suspender medicação diurética 24h antes do testes. exceto no caso de indivíduos que devem estar sob rigoroso controle médico.
Não podem realizar o exame: gestantes, crianças, pessoas que utilizam marcapasso ou próteses metálicas
Exames de sangue
Alguns exames de sangue (perfil lipídico, glicemia, níveis séricos de vitaminas e minerais, testes de alergia alimentar) podem ser solicitados para auxiliar no planejamento dietético mais adequado para seu caso.