Nutrição para terceira idade

É de grande importância o desenvolvimento de um plano de nutrição para a terceira idade, pois, a medida que envelhecemos, as necessidade nutricionais modificam. Funções hormonais, gasto energético, composição corporal e nível de atividade física contribuem com essas mudanças nas necessidades de nutrientes.

Além disso, o envelhecimento é acompanhando de alterações sensoriais como redução no olfato e paladar. A produção de saliva reduz o que pode prejudicar a deglutição e mastigação, determinando dificuldade para ingestão adequada de alimentos. Outros fatores, nessa fase de vida podem contribuir para redução da ingestão alimentar: doenças crônicas associadas que necessitam de controle dietético - exemplo diabetes, doenças renal, hipertensão dentre outras -, o uso de medicamentos variados que podem reduzir o apetite ou levar ao prejuízo da absorção de nutrientes.

Outro agravante em muitos casos é o aparecimento de dificuldades motoras e visuais que podem comprometer o processo de compra e preparo de alimentos e  cuidados diários.

 

Cuide bem da alimentação do seu idoso através de uma boa nutrição para a terceira idade.

 

Orientações básicas para

uma boa nutrição na terceira idade

  • Realizar pelo menos 3 grandes refeições ao dia: café da manhã, almoço e jantar e dois lanches intermediários. Não omitir refeições.

  • Comer devagar, mastigar bem os alimentos

  • Se houver dificuldade de mastigar alimentos sólidos carnes, frutas e vegetais deverão ser picados, amassados, desfiados e em casos extremos processados no liquidificador.

  • Comer pelo menos 3 porções de legumes e verduras nas grandes refeições e 3 porções de frutas como sobremesa ou nos lanches.

  • Incluir todos os dias pelo menos 1 dos alimentos a seguir tubérculos, arroz (integral) e quinoa.

  • Reduzir ao máximo o uso de sal dos alimentos. Usar ervas e especiarias como cheiro-verde, açafrão, alho, cebola e ervas frescas e secas.

  • Tomar pelo menos 8 copos de água ao dia (mesmo se não sentir sede). Evitar bebidas alcoólica, sucos artificiais e refrigerantes.

  • Comer vegetais verde escuros e feijão todos os dias para garantir boa ingestão de cálcio e ferro.

  • Se estiver perdendo peso de forma não intencional e apresentando engasgos ou dificuldades de mastigação procure um nutricionista para avaliação e adequação da sua dieta.

 

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