O colágeno é uma proteína com diversas funções importantes no corpo humano, entre elas manter as células unidas e fazer parte da composição de diversos tecidos e estruturas como pele, ossos, cartilagens, tendões e ligamentos.
A deficiência na produção de colágeno pode levar a flacidez na pele, perda de massa muscular, fragilidade dos ossos, diminuição na elasticidade da pele e aparecimento de rugas.
Ao longo da vida nosso organismo produz colágeno suficiente, mas, com a idade, a produção diminui consideravelmente. A partir dos 30 anos, perdemos cerca de 1% do colágeno ao ano.
O colágeno é encontrado nas proteínas animais, principalmente na carne vermelha, frango e peixe. Também pode ser reposto por meio de suplementos disponíveis em pó ou cápsulas.
Enriquecer a alimentação com algumas vitaminas pode auxiliar na produção de colágeno. A vitamina E ajuda a lubrificar as fibras de colágeno, a vitamina C aumenta a produção de proteína e a vitamina A recupera os tecidos fracos e danificados da pele. Portanto, consuma variados tipos de frutas especialmente as gordurosas para maior aporte de vitamina E (abacate, coco), as cítricas para vitamina C e vegetais amarelos e laranjas para consumir quantidades adequadas de vitamina A.
O consumo regular dessa proteína previne ainda celulite, fortalece cabelos e unhas, e é constantemente aliado das dietas de emagrecimento. Existem vários tipos de colágeno no nosso organismo. Portanto, a escolha do tipo de colágeno a ser suplementado depende do sintoma do paciente. O colágeno hidrolisado por exemplo é indicado no maior fortalecimento da pele e elasticidade. Já o colágeno UCII é indicado para auxiliar na proteção das articulações.
Agora que você já sabe a importância do colágeno, conheça também o enorme potencial de um planejamento nutricional individualizado para sua saúde, que deve ser feito por um profissional nutricionista.
Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG. Agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090.
Commentaires