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  • Sivlia Ferolla

Como a nutrição melhora a qualidade de vida do idoso

Atualizado: Jul 23


Com o avanço da idade, algumas dificuldades alimentares começam a acometer os maiores de 70 anos, como a diminuição do paladar e do olfato (que impactam diretamente na vontade de se alimentar), a diminuição da saliva e até dificuldades nas compras e preparo dos alimentos.

Diversas estratégias podem ser adotadas para melhorar a nutrição dos idosos. Medidas simples, mas de grande valor. Leia até o final e saiba como cuidar melhor da alimentação dos idosos.

1- Siga sempre a regra das 3 refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar). Tente fazê-las sempre nos mesmos horários. Entre as refeições, coma alimentos frescos, como frutas. Em caso de prejuízo da dentição ou dificuldade de deglutição, dê preferência as frutas macias ou em forma de purê.

2- Dê preferência aos alimentos naturais e integrais. Quanto mais similares ao que se encontra na natureza e menos processado, melhor. Arroz, feijão, milho, batatas (doce, baroa, inglesa), mandioca, inhame são importantes fontes de energia e devem estar presentes nas refeições principais.

3- Frutas, legumes e verduras são ricos em vitaminas e minerais. Por isso, devem estar presentes diariamente na alimentação. Esses alimentos contêm fibras, importante para garantir bom funcionamento do intestino e controle dos níveis de glicose e colesterol.

4- Carnes, aves, peixes, ovos são ricos em proteínas e devem estar presentes nas principais refeições. As proteínas são fundamentais para manutenção de músculos e são importantes para o sistema imunológico.

5- Derivados de leite como queijos magros e iogurtes naturais bem como os vegetais verdes escuros são ricos em cálcio, importante para manutenção da saúde óssea. Devem ser consumidos com regularidade.

6. Óleos vegetais (soja, milho etc.) devem ser substituídos por azeite. Açúcar e sal devem ser usados com moderação, menor quantidade possível. Substitua o sal em excesso por temperos naturais como cheiro verde, alho, cebola, manjericão, orégano, coentro, alecrim e outros.

7 a Beba pelo menos 8 copos de água ao dia (mesmo se não sentir sede). Evitar bebidas alcoólica, sucos artificiais e refrigerantes.

8. Sempre que possível, coma acompanhado. A companhia de pessoas queridas e confiáveis proporciona mais prazer com a alimentação e favorece o apetite.

Agora que você já sabe como a nutrição melhora a qualidade de vida do idoso, fique atento também se estiver perdendo peso de forma não intencional e apresentando engasgos ou dificuldades de mastigação.

Procure sempre um nutricionista para avaliação e adequação da sua dieta.

Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG.

Saiba mais emwww.silviaferolla.com.br e agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090 ou 99199-2929 (Whatsapp).


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