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  • Sivlia Ferolla

Como aliviar a depressão através da nutrição.

Atualizado: Jul 23


Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 6% da população brasileira sofre de depressão, o que representa quase 13 milhões de pessoas. A depressão é um sentimento de tristeza profunda e uma falta de energia que afeta o desempenho nas funções do indivíduo e reduz o interesse nas atividades e no prazer.

A boa notícia é que através de um tratamento sério, feito por psiquiatra, aliado à uma nutrição saudável e balanceada pode-se amenizar os efeitos da depressão e atingir a cura. A relação entre intestino e cérebro é íntima. Não é à toa que diversos sentimentos são manifestados no intestino como o famoso frio na barriga. Estudos sugerem ainda que alguns micro-organismos presentes no intestino podem estimular o surgimento da depressão.

Alimentos úteis no combate à depressão.

Existem substâncias que participam diretamente na formação da serotonina e da dopamina, hormônios responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar. Veja baixo as substâncias e os alimentos mais ricos.

  • Triptofano e ômega-3: carne, peixe, frutos do mar, ovo, castanha, amendoim, ervilha, abacate, couve-flor, banana, grão-de-bico, abacate, aveia, chocolate amargo.

  • Cálcio: leite e derivados.

  • Magnésio: chocolate, castanhas, amêndoas, sementes de abóbora, arroz integral, gérmen de trigo, aveia, abacate e banana.

  • Vitaminas do complexo B: espinafre, couve manteiga, leite e derivados, fígado, frango, ameixa e melancia.

  • Vitamina C: acerola, goiaba, abacaxi, laranja, limão, tangerina, amora, framboesa.

  • Fibras: frutas, vegetais e sementes como chia, linhaça e gergelim.

Também existem os alimentos que pioram a depressão que, como sempre, são: doces, frituras, fast food, alimentos feitos com farinhas refinadas, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Manter a microbiota intestinal saudável também é uma ótima estratégia, pois bactérias boas que vivem no intestino são responsáveis por produzir e armazenar boa parte da nossa serotonina, hormônio que é responsável pelo bom humor. Consuma iogurte natural e kefir.

Invista também em um estilo de vida saudável, praticando esportes e atividades ao ar livre, diariamente. Cerque-se de pessoas que lhe fazem bem, dedique-se a hobbies e outras atividades prazerosas.

Sou especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG. Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090.


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