Buscar
  • Sivlia Ferolla

Como controlar a síndrome do ovário policístico com a nutrição adequada.


como controlar a Síndrome do Ovário Policístico com a nutrição adequada

A SOP ou Síndrome do Ovário Policístico é um distúrbio hormonal caracterizado pelo aumento da produção de hormônios androgênicos em mulheres.

Os principais sintomas são: ausência ou irregularidade da menstruação e/ou ovulação, ganho de peso, acne, queda de cabelo, crescimento de pelos e resistência à insulina. Além disso, está associada ao aumento do risco de infertilidade. A nutrição adequada ajuda na prevenção de doenças associadas à SOP e no equilíbrio nutricional como um todo.

Como a Síndrome do Ovário Policístico provoca resistência à insulina, é altamente recomendada uma dieta de baixa carga glicêmica, rica em fibras solúveis e gordura monoinsaturada.

Para sermos mais objetivos, vamos aos alimentos indicados:

• Oleaginosas como avelãs, amêndoas, castanhas, nozes, pistache e macadâmia.

• Frutas e verduras crus em geral. Se possível, coma frutas com casca e bagaço para aproveitar melhor as fibras.

• Proteínas animais magras como frango, boi, peixes, ovos.

• Gorduras saudáveis como abacate, azeite extravirgem e coco.

Evite fortemente o ganho de peso, pois isto piora as doenças associadas a SOP. O peso ideal melhora o perfil lipídico e diminui a resistência à insulina, contribuindo assim para o retorno dos ciclos ovulatórios.

Agora que você já começou a entender como controlar a Síndrome do Ovário Policístico com a nutrição adequada, consulte um nutricionista para obter a dieta ideal para o seu caso.

Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG. Agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp.png