Buscar
  • Sivlia Ferolla

Como fugir dos agrotóxicos?


O Brasil é campeão mundial em uso de agrotóxicos. Existem políticas públicas que permitem a ampla utilização desses venenos. Alguns dados sugerem que a população brasileira consome mais de 5 litros de agrotóxicos ao ano.

Pensando nisso, preparei algumas dicas práticas que nos possibilitam fugir, pelo menos em parte, do consumo dos agrotóxicos presente nas frutas e vegetais. Confira algumas delas.

Prefira alimentos da estação

Frutas e verduras da época requerem menos agrotóxicos para a boa produção. Neste mês é época da banana, kiwi, laranja lima, mexerica, moranga, mamão formosa, abóbora, pimentão, abobrinha, dentre outros.

Descarte as primeiras folhas

Em alimentos como alface e repolho descarte sempre as folhas externas quem concentram a maior quantidade de agrotóxicos.

Retirar ou não a casca?

Teoricamente a maior parte do agrotóxico fica na casca, mas parte pode penetrar na polpa do alimento. Fique atento a resíduos como manchas brancas nas cascas e no cabinho das frutas. Remover casca de batatas, tomates, pêra, etc. Entretanto, é importante salientar que na casca geralmente concentra grande quantidade de nutrientes e fitoquímicos e ao retirar a casca, o alimento ficará mais pobre nutricionalmente falando.

Esquentar ajuda?

Vegetais fervidos, cozidos ou assados têm menor índice de contaminação, já que as altas temperaturas ajudam na eliminação dos agrotóxicos. Mas da mesma, forma, as altas temperaturas também impactam de forma negativa na qualidade nutricional do alimento. Muitas vitaminas são termo sensíveis. Preferir cozinhar no vapor para minimizar a perda de nutrientes!

Orgânicos

O único jeito de se livrar dos agrotóxicos é consumindo apenas alimentos orgânicos. Entretanto, orgânicos são mais caros e mais difíceis de encontrar em abundância e variedade.

O que fazer então para reduzir a exposição a agrotóxicos?

Passo 1: Lavar frutas, legumes, cereais, sementes em água corrente.

Passo 2: deixar em solução salina de molho por 10 minutos (1 col. de sopa de sal de cozinha (10g) para 1 litro de água)

Passo 3: Adicional em imersão em solução de vinagre por 10 minutos (25 ml de vinagre em 1 litro de água)

Passo 4: Colocar em imersão em solução de bicarbonato de sódio (1 colher de chá (1g) para 1 litro de água, por 10 minutos.

Tempo total do processo: 30 minutos.

Importante ressaltar que esse processo, minimiza a exposição, mas não elimina totalmente. Mas na impossibilidade de comprar orgânicos, é uma alternativa.

Em BH contamos com o CSA Minas que é uma comunidade agroecológica, que reúne agricultores e coagricultores da região metropolitana onde você consegue ter acesso a produtos orgânicos com preço bem mais acessível, comprando direto do produtor.

É importante, buscar alternativas como essas, contato com pequenos produtores para reduzir o custo com alimentos de qualidade!

A Dra. Silvia Ferolla é referência em nutrição clínica há mais de 15 anos. Seu atendimento é baseado na individualidade do paciente, buscando sempre aliar escolhas alimentares eficientes.

Saiba mais pelo telefone 31 2573-0090


28 visualizações

Agende sua consulta com a nutricionista

Somente consultas particulares. Não temos convênios.

Rua Bernardo Guimarães, 2717 | Sala 1101 | Santo Agostinho 

Belo Horizonte | MG | CEP 30140-082

(31) 2573-0090

(31) 99199-2929

contato@silviaferolla.com.br

 

© 2017 Silvia Ferolla

WhatsApp.png