top of page
Buscar
  • Foto do escritorSivlia Ferolla

Como reduzir a ansiedade através da alimentação.

Atualizado: 23 de jul. de 2020


Como reduzir a ansiedade através da alimentação

O fim do ano se aproxima e a ansiedade aumenta ainda mais, principalmente em épocas de smartphones, comunicadores, redes sociais e todas as tecnologias.

Mas, você sabia que comendo os alimentos adequados, ao invés das unhas, você pode diminuir sua ansiedade? Então confira esse interessante artigo sobre como reduzir a ansiedade através a alimentação.

Ansiedade é antecipação, é preocupar com o que ainda está por vir. E boa parte das pessoas responde a essa preocupação com uma alimentação inadequada, de alto valor calórico e pobre em nutrientes, de compensação imediata, como doces, refrigerantes e fast food.

Esse tipo de alimento causa pico repentino nos níveis de glicose, dando uma falsa sensação de saciedade e alívio, mas, logo em seguida, a energia cai e o quadro piora ainda mais, gerando um ciclo negativo.

O QUE DEVO COMER ENTÃO?

Vitaminas do complexo B

Para retomar o bom humor e reduzir o estresse, invista na vitamina B6 que é reguladora natural da ansiedade, pois estimula o humor e equilibra os níveis de glicose no sangue. A deficiência dessa vitamina pode estar associada a irritabilidade, depressão e alterações no humor. Onde encontrar: peixes, sementes, castanhas, gérmen de trigo, levedo de cerveja, leguminosas, couve-flor, banana, melão e uvas passas.

Magnésio

O magnésio tem diversos papéis importantes no nosso organismo. Ele auxilia no relaxamento dos músculos e acalma o sistema nervoso. Daí a importância de incluir alimentos fontes de magnésio em casos de ansiedade. Onde encontrar: uva, banana, abacate, grãos, gérmen de trigo, aveia, sementes e nozes, além de leite, peixes, batata, beterraba, couve e espinafre.

Ômega-3

O Ômega 3 estabiliza os níveis de glicose no sangue, reduz inflamação, melhora o humor, prevenindo a depressão, melhora a concentração e a aprendizagem e o desempenho do sistema imunológico. Onde encontrar: óleo de linhaça, azeite, sementes como linhaça, chia e peixes gordos, vegetais verde escuros, e na beldroega.

Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG. Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090.


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


WhatsApp.png
bottom of page