Buscar
  • Sivlia Ferolla

Como reduzir o colesterol ruim e evitar problemas de saúde.


Como reduzir o colesterol

O colesterol é um tipo de gordura que circula em nosso sangue, produzida no fígado por meio da ingestão excessiva de carboidratos e de gordura da dieta. O colesterol está presente em todas as células do corpo e exerce importantes funções no organismo como a produção de hormônios sexuais, cortisol, vitamina D e ácidos biliares.

Existem alguns tipos de colesterol - o HDL – “colesterol bom” que auxilia na retirada da gordura acumulada nos vasos e o LDL – “colesterol ruim” que pode se depositar na parede das artérias. O ideal é manter níveis mais altos de HDL e mais baixos de LDL melhor para a nossa saúde cardiovascular.

A manutenção de uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos aeróbicos são fundamentais para garantir níveis adequados de colesterol. O “colesterol alto” é uma condição silenciosa que pode levar a uma consequência séria como a obstrução de uma artéria causando infarto ou derrame (AVC).

Alguns alimentos auxiliam na redução do colesterol ruim e aumento do colesterol bom, veja algumas dicas abaixo:

Alimentos que devem ser evitados: carnes gordurosas, embutidos, frituras, gorduras vegetais, margarina, bacon, leite e derivados integrais, miúdos, fast food, amanteigados, produtos de panificação (bolos, salgadinhos, etc) em excesso.

Alimentos benéficos: peixes, carnes magras, castanhas, frutas no geral (com casca e bagaço), verduras (principalmente cruas), alimentos integrais ricos fibras, azeite de oliva extra virgem, abacate, aveia e outros cereais como linhaça, chia, quinoa.

Outro fator benéfico é a prática de exercícios aeróbicos que ajuda a aumentar os níveis do bom colesterol, o HDL. Portanto, inclua na sua rotina exercícios como caminhada, bicicleta, corrida, natação.

Para uma melhor orientação sobre seus níveis de colesterol e uma dieta adaptada a sua condição de saúde, consulte seu nutricionista.

A Dra. Silvia Ferolla é PHD, referência em nutrição clínica há mais de 15 anos e especialista em doenças do fígado e intestino. Seu atendimento é baseado na individualidade do paciente, buscando sempre aliar escolhas alimentares eficientes.

Saiba mais pelo telefone 31 2573-0090.


130 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp.png