Frequentemente recebo em meu consultório clientes vindos de clínicas de plástica que não foram aprovados para a realização de cirurgias. O fato é que sobrepeso e obesidade são fatores de risco, não só para cirurgias plásticas como para qualquer tipo de cirurgia, pois aumentam o risco cardiovascular, dificultam a anestesia e atrapalham a cicatrização, pois gordura em excesso tenciona a pele e os tecidos.
Portanto, a resposta para a pergunta devo emagrecer antes de pensar em cirurgia plástica é depende. Se você tiver obesidade a resposta é sim, deve emagrecer antes. Se seu caso for de sobrepeso, devemos avaliar o grau.
Se o seu IMC (Índice de Massa Corporal), medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal, for igual ou maior que 30, é indicado que você emagreça antes de fazer a tão sonhada cirurgia plástica.
Vale lembrar que cirurgias plásticas não tem o objetivo de perda de peso, mas sim de melhoria no contorno corporal, retirada do excesso de pele e correção da flacidez.
Para atingir seu objetivo, invista em uma mudança de hábitos definitiva, adotando uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos. Assim, seu emagrecimento será sustentável, até atingir o peso ideal para a realização da plástica.
Após a realização da cirurgia, mantenha permanentemente os novos hábitos alimentares para que os resultados com a plástica sejam duradouros e que você fique satisfeita por muito tempo.
Para ter ajuda nessa tarefa, procure a ajuda profissional de um nutricionista que ofereça uma dieta elaborada exclusivamente para seus objetivos.
Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG.
Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta presencial ou online. 31 2573-0090 ou 99199-2929 (Whatsapp).
Comments