Buscar
  • Sivlia Ferolla

Dor de cabeça e nutrição.


Dor de cabeça, cefaleia, enxaqueca. São vários os nomes para esse mal que atinge cerca de 10% da humanidade. As causas podem ter vários fatores como genéticos, ambientais e comportamentais. Outras condições, como estresse, privação de sono, falta de exercícios físicos e os maus hábitos alimentares também auxiliam no aparecimento da dor de cabeça.

Dentre os maus hábitos alimentares, podemos citar longos períodos em jejum, o que promove a liberação de cortisol, o hormônio do estresse que também prejudica o equilíbrio dos neurotransmissores serotonina e norepinefrina. O jejum também leva à hipoglicemia. Todos esses fatores podem aumentar as chances e/ou a severidade das crises de dor de cabeça.

A nutrição pode ser bastante útil na prevenção e no tratamento dos diversos tipos de dor de cabeça, diminuindo tanto a intensidade quanto a frequência de crises. O importante é investigar caso a caso, pois a influência dos alimentos na dor de cabeça muda muito de um paciente para outro.

Os alimentos mais comuns relacionadas às dores de cabeça são os que apresentam componentes da família das “aminas” como a FENILETILAMINA, presente no cacau e seus derivados e a tiramina, presente no vinho, carne de porco, queijos e frutas cítricas.

O ASPARTAME e outros adoçantes, presentes em produtos diet e light, o GLUTAMATO MONOSSÓDICO, muito utilizado em condimentos industrializados e os NITRITOS E NITRATOS, utilizados na conservação de embutidos também estão na lista dos vilões.

Devido à desidratação e excreção de magnésio, o ÁLCOOL, também é um fator causador das cefaleias e a CAFEÍNA pode tanto piorar quanto melhorar a enxaqueca, em função da quantidade e da frequência com que é consumida e da predisposição da pessoa.

Para ter um plano alimentar individual, visando o controle da dor de cabeça, o mais importante é consultar um especialista em nutrição, para uma completa investigação.

A nutricionista Silvia Ferolla é referência em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG. Seu atendimento é baseado na individualidade do paciente, buscando sempre aliar escolhas alimentares eficientes.

Mais informações em 31 2573-0090


1 visualização

Agende sua consulta com a nutricionista

Somente consultas particulares. Não temos convênios.

Rua Bernardo Guimarães, 2717 | Sala 1101 | Santo Agostinho 

Belo Horizonte | MG | CEP 30140-082

(31) 2573-0090

(31) 99199-2929

contato@silviaferolla.com.br

 

© 2017 Silvia Ferolla

WhatsApp.png