Buscar
  • Sérgio Falcão

A importância do café da manhã


importância do café da manhã
A importância do café da manhã

O ditado - “tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo” continua fazendo muito sentido. O café da manhã tem grande importância nutricional e metabólica. Mas qual o motivo disso?

A resposta é simples, temos um “relógio” biológico e além da composição da nossa refeição, o horário em que ela ocorre pode influenciar em como metabolizamos os alimentos, como a refeição influencia no ganho de peso e na resposta à liberação de insulina.

De manhã podemos consumir mais carboidratos, preferindo sempre os complexos – amido (batata doce cozida, aipim cozido, banana), fibras (cereais integrais, pães 100% integrais). Nesse horário a sensibilidade à insulina é importante para evitar o aumento da glicose e do peso corporal.

Pela manhã, a termogênese induzida pelos alimentos também é maior, ou seja, o gasto calórico para a digestão está aumentado, portanto, teoricamente, pode se alimentar em maior quantidade no período da manhã. O mesmo não ocorre à noite. Por isso, no período noturno as refeições devem ser menores.

Fazer uma refeição maior no café da manhã, reduz a vontade de comer doce e a fome ao longo do dia. O que sem dúvida, vai te ajudar no controle do peso.

Agora que você já conhece a importância do café da manhã, procure tomá-lo de forma correta, incluindo todos os grupos alimentar. Ex: 1 porção de fruta ou cereal integral (carboidrato) + 1 ovo ou iogurte natural ou queijo (proteína) + oleaginosas (castanhas) ou fruta gordurosa (abacate ou coco).

Evite pães brancos, doces, bolos, embutidos, achocolatados e sucos não naturais. Com café da manhã adequado seu corpo terá energia para estudar, trabalhar, manter bom humor, concentração e vitalidade para o dia todo. E ainda ajuda a evitar o sobrepeso.

Caso precise de uma dieta elaborada exclusivamente para seus objetivos, procure a ajuda profissional de um nutricionista.

Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG.

Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta presencial ou online. 31 2573-0090 ou 99199-2929 (Whatsapp).

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp.png