Buscar
  • Sivlia Ferolla

Infecção urinária e nutrição. Como ajudar.


Infecção urinária e nutrição

Infecção urinária é um verdadeiro tormento na vida de algumas mulheres. Estima-se que 50% delas apresentem o quadro pelo menos uma vez. A doença pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, porém, devido à anatomia genital feminina, que possui a uretra menor e mais próxima da região perianal, o que favorece a migração de bactérias intestinais.

O lado bom é saber que a infecção urinária pode ser controlada com a nutrição adequada. Primeiramente, vamos falar da importância dos probióticos na saúde urinária. Os probióticos são produtos alimentares como leites fermentados, iogurtes naturais. kefir e kombucha que contêm micro-organismos vivos, cuja ingestão traz benefícios à saúde.

Sua ingestão melhora a capacidade do organismo em absorver nutrientes dos alimentos e regula o intestino, prevenindo a colonização de bactérias patogênicas, o que diminui a chance de uma infecção urinária. Alguns lactobacilos até melhoram a microflora vaginal dificultando a adesão da bactéria causadora da infecção urinária.

Outro alimento que ajuda nesse controle é a cramberry que pode inibir a adesão de patógenos no tecido do trato urinário, prejudicando sua colonização e, por consequência, a infecção. Ela pode ser ingerida em forma de suco ou em cápsulas.

Agora que você já sabe como a boa nutrição colabora na infecção urinária, visite nosso blog e conheça outras dicas. www.silviaferolla.com.br/blog-nutricao

Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG. Agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090.


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp.png