Estamos no ápice da estação mais quente e temperaturas acima dos 30⁰ são uma constante. É grande a importância da hidratação, como falamos no post passado, mas a alimentação também requer atenção nos dias mais quentes. Alimentos também hidratam e alguns são de digestão mais fácil e mais indicados para dias quentes. Leia até o final e saiba mais sobre o tema.
Com o calor, a temperatura do sangue aumenta acima do limite e ocorre a vasodilatação. Também há maior produção de suor, que, ao evaporar, reduz a temperatura. Junto com o suor perdemos eletrólitos e sais minerais, especialmente sódio, mineral essencial para as funções celulares. Por isso devemos repor as perdas através de uma alimentação rica em água e eletrólitos. Laranja e a água de coco são ótimas fontes de sódio.
Também devemos evitar alimentos açucarados, refrigerantes e bebidas alcoólicas que desidratam o organismo, aumentando a sede, favorecendo a desidratação. É muito importante não fazermos refeições volumosas, nem ricas em gorduras, o que dificulta a digestão e faz com que o corpo fique ainda mais quente, promovendo o suor.
Os alimentos mais indicados são:
Frutas: melancia, morango, melão, abacaxi e maçã.
Legumes: tomate, nabo, couve-flor, rabanete e cenoura.
Verduras em geral.
Carnes: peixes, frutos do mar e frango.
Sopas frias também são uma ótima pedida para o verão. As mais famosas são Gaspacho e Vichyssoise. Veja diversas receitas nesse link: http://gnt.globo.com/assunto/sopa-fria.html#categorias=Sopa%20Fria
Para conhecer os melhores alimentos para você, consulte um nutricionista e conheça suas necessidades específicas.
A Dra. Silvia Ferolla é referência em nutrição clínica há 15 anos. Seu atendimento é baseado na individualidade do paciente, buscando sempre aliar escolhas alimentares eficientes.
Agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090.
Comments