Buscar
  • Sivlia Ferolla

Nutrição e menopausa.


É claro que a boa alimentação é importante em todas as etapas da vida, mas, na menopausa, ela assume um destaque maior, pois, boa parte dos sintomas como calor, suor noturno, insônia e outros problemas como osteoporose podem ser amenizados com a alimentação adequada.

A menopausa surge em mulheres de 45 a 55 anos e é caracterizada pela interrupção do ciclo menstrual devido à diminuição gradual das funções dos ovários que param de produzir estrogênio e progesterona.

Entretanto, quando a mulher pratica atividades físicas e tem uma boa alimentação, as glândulas suprarrenais normalmente reagem à menopausa gerando hormônios precursores, que são convertidos em estrogênio, progesterona e testosterona, evitando a necessidade de reposição hormonal.

Para orientar pacientes e leitoras, preparei esse interessante artigo que irá ajudá-las na escolha dos melhores os alimentos. Confira.

Alimente-se melhor evitando excesso de produtos industrializados, com açúcar, sal, farinhas e frituras. Dê preferência para alimentos integrais especialmente cereais, legumes, hortaliças e frutas. Esses alimentos contêm fitoesteróis que fornecem equilíbrio hormonal. Principalmente alimentos como soja (fermentada e orgânica) e sementes de linhaça que são fontes excelentes de fitoesteróis.

Aveia, arroz integral, semente de abóbora são fontes de magnésio, mineral fundamental para formação óssea. O óleo de fígado de bacalhau é fonte de vitamina D que promove maior absorção de cálcio e fósforo, evitando a osteoporose.

Óleo de prímula é fonte de ácido gama linolênico (GLA), que auxilia na produção de substâncias de efeito anti-inflamatório e é necessário na regulação dos hormônios femininos, o que diminui os sintomas da menopausa.

Como podemos ver, a boa nutrição pode colaborar e muito na redução dos sintomas da menopausa. Para obter uma orientação mais detalhada sobre seu caso, consulte sempre uma nutricionista.

Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG. Agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090.


8 visualizações

Agende sua consulta com a nutricionista

Somente consultas particulares. Não temos convênios.

Rua Bernardo Guimarães, 2717 | Sala 1101 | Santo Agostinho 

Belo Horizonte | MG | CEP 30140-082

(31) 2573-0090

(31) 99199-2929

contato@silviaferolla.com.br

 

© 2017 Silvia Ferolla

WhatsApp.png