top of page
Buscar
  • Foto do escritorSivlia Ferolla

Osteoporose. Como reduzir através da nutrição correta.

Atualizado: 23 de jul. de 2020


osteoporose e nutrição

A osteoporose é uma doença que se manifesta através da diminuição da densidade da massa óssea e pela deterioração do tecido ósseo, fazendo com que os ossos fiquem porosos e quebradiços, aumentando a chance de fraturas.

A doença é mais comum em pessoas de idade avançada e as áreas mais afetadas são punho, coluna vertebral e colo do fêmur. A osteoporose pode ser diagnosticada pelo médico, usando exames como densitometria óssea e outros métodos de imagem.

COMO PREVENIR A OSTEOPOROSE ATRAVÉS DA NUTRIÇÃO.

Para prevenir a osteoporose, ter uma alimentação saudável, balanceada e rica em cálcio e outros nutrientes para a saúde óssea é o primeiro passo. Leites e derivados são fontes de cálcio, entretanto, de preferência aos leites orgânicos, iogurtes naturais e queijos magros. O consumo de 2 porções ao dia geralmente é suficiente. Além disso, outras fontes muito interessantes que devem ser contempladas para preencher as necessidades diárias de cálcio são brócolis, espinafre, vegetais verde-escuros no geral, bem como o gergelim.

Além da dieta equilibrada em cálcio, é de grande importância a redução na ingestão de sal, açúcar, cafeína e gordura, que podem aumentar a perda de cálcio no organismo. Outros nutrientes são fundamentais para a saúde óssea tais como vitamina K, boro, cobre, magnésio, zinco. Sendo assim, uma alimentação variada vai ajudar.

OUTRAS FORMAS DE PREVENÇÃO.

A prática regular de exercícios, principalmente aeróbicos e musculação, são de grande importância. Porém, tem que ser sempre sob a orientação de um profissional. Fibras musculares mais fortes provocam uma maior tensão nos ossos, estimulando a fixação do cálcio no osso.

Tomar sol diariamente também é fundamental para a síntese da vitamina D, cuja função é absorver o cálcio no intestino e melhorar a fixação do cálcio no osso. Tome pelo menos 15 min. de sol todos os dias, sempre antes das 10h ou após as 16h.

A prevenção é uma arma poderosa no combate à osteoporose. Dedique-se e mantenha os exames sempre em dia.

Para ter um plano alimentar exclusivo e adequado às suas necessidades, que tal agendar uma consulta e contar com ajuda profissional?

Sou especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG. Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090.


115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp.png
bottom of page