top of page
Buscar
  • Foto do escritorSérgio Falcão

Por que comer alimentos orgânicos?


Por que comer alimentos orgânicos


Até um tempo atrás os alimentos orgânicos eram raros e caros, pelo menos para a grande maioria da população. Hoje em dia já são mais acessíveis em feiras, associações de produtores e até em serviços por assinatura.


São vários os motivos e aqui citaremos algumas respostas à pergunta: por que comer alimentos orgânicos?


MENOS AGROTÓXICOS = MAIS SAÚDE


A produção em massa de verduras, legumes, frutas e grãos para atender ao aumento constante da população e do consumo é possível muito em função do uso de agrotóxicos que controlam as pragas.


Agrotóxicos, como o próprio nome já diz, são produtos químicos que deixam resíduos nos alimentos, causando problemas como reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, até doenças como o câncer.


Os alimentos orgânicos são produzidos à moda antiga, sem pesticidas, usando somente o controle natural das pragas e por isso são mais saudáveis.


MAIS NUTRITIVOS E SABOROSOS


Os orgânicos são cultivados em solos ricos e balanceados com adubos naturais. Por isso tem maior valor nutricional e o sabor não é alterado por fertilizantes artificiais.


PROTEGEM A QUALIDADE DA ÁGUA


Nas plantações convencionais, os agrotóxicos usados na produção penetram o solo contaminando lençóis freáticos, rios e lagos. A produção orgânica não utiliza produtos químicos protegendo a qualidade da água.


QUALIDADE CERTIFICADA


A qualidade do produto orgânico é assegurada pelo Sistema Brasileiro de Conformidade Orgânica, garantindo ao consumidor produtos mais saudáveis e isentos de resíduos tóxicos.


ORGÂNICOS SÃO SUSTENTÁVEIS


Em geral, a produção de alimentos orgânicos é feita por pequenos núcleos familiares que encontram na terra a sua forma de sustento. Mantendo o solo fértil por muitos anos, o cultivo orgânico prende o homem à terra e revitaliza as comunidades rurais.


Além disso, os orgânicos têm maior valor agregado oferecendo renda suficiente para o bom sustento do agricultor, resgatando sua autoestima.


Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG.


Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp.png
bottom of page