Buscar
  • Sivlia Ferolla

Quarentena. Como diminuir a ansiedade e o excesso de alimentação?

Atualizado: Jul 23


Estamos vivendo tempos difíceis, todo sabemos. Não é nada fácil enfrentar o isolamento doméstico e a convivência em tempo integral, principalmente para quem tem idosos e crianças em casa. O estresse e a ansiedade tendem a aumentar.

Para ajudar nesse momento, preparei esse útil conteúdo sobre como diminuir a ansiedade e excesso de alimentação durante a quarentena. Leia até o fim. Somente mais 1 minuto.

Situações como a atual, repletas de angústia, tristeza e incerteza desencadeiam crises de ansiedade, e a comida pode ser uma fuga, um prazer imediato.

Para os ansiosos, a comida, principalmente os doces, funcionam como um alívio. Entretanto, esse alívio dura pouco, pois doces são altamente glicêmicos e a velocidade com que o açúcar entra no sangue é a mesma com que sai. É um ciclo vicioso.

COMO DEVO ME ALIMENTAR ENTÃO?

Para retomar o bom humor e reduzir o estresse, invista em alimentos ricos em vitamina B6 que é reguladora natural da ansiedade, pois estimula o humor e equilibra os níveis de glicose no sangue.

Onde encontrar: peixes, sementes, castanhas, gérmen de trigo, levedo de cerveja, leguminosas, couve-flor, banana, melão e uvas passas.

O magnésio tem diversos papéis importantes no nosso organismo. Ele auxilia no relaxamento dos músculos e acalma o sistema nervoso.

Onde encontrar: uva, banana, abacate, grãos, gérmen de trigo, aveia, sementes e nozes, além de leite, peixes, batata, beterraba, couve e espinafre.

O Ômega 3 estabiliza os níveis de glicose no sangue, reduz inflamação, melhora o humor, prevenindo a depressão, melhora a concentração e a aprendizagem e o desempenho do sistema imunológico.

Onde encontrar: óleo de linhaça, azeite, sementes como linhaça, chia e peixes gordos, vegetais verde escuros e na beldroega.

Procure também se alimentar de 3 em 3 horas para evitar a hipoglicemia ou baixo nível de açúcar no sangue, o que aumenta sua vontade de comer doces.

Controle sua ansiedade através da alimentação, ore, medite e melhore seu humor. Dessa forma será muito mais fácil enfrentar a quarentena.

Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG.

Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090.


4 visualizações

Agende sua consulta com a nutricionista

Somente consultas particulares. Não temos convênios.

Rua Bernardo Guimarães, 2717 | Sala 1101 | Santo Agostinho 

Belo Horizonte | MG | CEP 30140-082

(31) 2573-0090

(31) 99199-2929

contato@silviaferolla.com.br

 

© 2017 Silvia Ferolla

WhatsApp.png