A tireoide é uma das glândulas mais importantes do nosso corpo, pois, é ela que libera os hormônios que controlam o bom funcionamento de diversos órgãos como: coração, pulmão, intestinos e cérebro, além de atuar na regulação do metabolismo, impactando na termogênese e no gasto calórico.
Nas mulheres em idade fértil, a tireoide tem ainda a importante função de regulagem hormonal que facilita a gravidez e também na fixação do embrião no útero, evitando a prematuridade.
Situada na parte anterior do pescoço, essa pequena glândula, em formato de borboleta, pode ter seu funcionamento afetado em função da dieta, causando hipertireoidismo (produção exagerada de hormônios) ou hipotireoidismo (produção insuficiente de hormônios).
Um dos principais problemas que podem afetar a tireoide é a alimentação desequilibrada, especialmente em relação a ingestão de iodo e selênio. Para evitar problemas dessa natureza, preparei uma lista de alimentos que podem ser vilões ou mocinhos em relação ao funcionamento da tireoide. Confira.
Alimentos benéficos à tireoide.
Peixes do mar, algas marinhas, camarão e ovo. Todos ricos em iodo.
Ostras, carnes, sementes de abóbora, feijão, amêndoa e amendoim - ricos em zinco.
Castanha-do-pará, farinha de trigo, pão, ovo – ricos em selênio.
Abacate, óleo de linhaça e peixes ricos em gordura, como salmão, sardinha e atum – ricos em ômega 3.
Alimentos prejudiciais à tireoide.
Os alimentos listados aqui devem ter seu consumo reduzido ou eliminado apenas por quem já possui alterações na tireoide, por quem possui histórico familiar do problema ou que não consome iodo adequadamente.
Soja e seus derivados.
Couve, brócolis, repolho e espinafre não devem ser consumidos crus, em quantidades excessivas. Consumir preferencialmente cozidos ou refogados.
Para uma análise mais profunda, caso a caso, consulte um nutricionista e saiba como montar uma dieta para cuidar melhor da sua tireoide.
Sou Silvia Ferolla, nutricionista e referência em nutrição clínica há mais de 15 anos. Meu atendimento é baseado na individualidade do paciente, buscando sempre aliar escolhas alimentares eficientes.
Saiba mais pelo telefone 31 2573-0090.
Commentaires