A esteatose hepática é uma doença muito comum caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no fígado que pode ir desde grau leve até fibrose hepática e cirrose hepática. Geralmente, é uma condição assintomática e está associada à obesidade, aumento da glicose e alteração do colesterol.
A doença também pode estar associada ao consumo excessivo de álcool, mas este não é o único fator de risco. Portadores de diabetes tipo II e obesidade apresentam grande risco de desenvolver a esteatose hepática.
Neste post apresento 5 dicas para acabar com a esteatose hepática, mas o acompanhamento com um profissional é indispensável.
1- REDUZIR 5% DO PESO CORPORAL - A perda de peso é o principal fator para combater a gordura no fígado.
2- ADERIR À DIETA MEDITERRÂNEA – A dieta tem como base evitar produtos industrializados e aumentar o consumo de alimentos frescos e naturais. Incluir peixes e azeite.
3- EXCLUIR FARINÁCEOS E AÇÚCAR DA ROTINA ALIMENTAR - Esses alimentos não apresentam teor de nutrientes adequados e auxiliam no aumento do peso corporal.
4- EXCLUIR A BEBIDA ALCOÓLICA – O consumo excessivo de álcool altera o metabolismo de lipídeos, o que causa acúmulo no fígado.
5- FAZER 150 MINUTOS DE ATIVIDADE FÍSICA NA SEMANA – Atividade física ajuda na queima de gordura, no controle do peso e na redução da resistência à insulina.
Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica, há mais de 15 anos. PhD pela UFMG.
Agende sua consulta presencial ou online pelos telefones 31 2573-0090 ou 7201-0090 (Whatsapp).
Comments