top of page
Buscar
  • Foto do escritorSivlia Ferolla

Como escolher o adoçante



Como escolher o adoçante

Como escolher o adoçante


Opções de adoçantes no mercado não faltam: aspartame, sacarina, ciclamato, stevia, sucralose, xilitol, acessulfame K e outros. Essa variedade deixa os consumidores em dúvida na hora do consumo.


Os preços também são variados, mas não é esse fator que o consumidor deve levar em conta na hora da escolha, mas sim os prós e contras de cada um em relação à saúde.


Na verdade, os adoçantes não têm muitos prós em relação à saúde. A maioria adoça mais que o açúcar (alguns muito mais) e agregando poucas calorias. Em contrapartida, podem vir carregados de componentes químicos que podem fazer mal à saúde, aumentando o risco de câncer.


Para ajudar na tarefa, preparei esse interessante conteúdo sobre como escolher o adoçante. Leia, pratique e compartilhe com quem precisa


ASPARTAME

Algumas pesquisas associam seu uso à ocorrência de câncer e Mal de Alzheimer.


CICLAMATO DE SÓDIO


É o adoçante artificial mais polêmico de todos, apesar de amplamente utilizado em produtos alimentícios e farmacêuticos. Alguns estudos sobre sua toxicidade sugerem que a metabolização do ciclamato pelo organismo gera um produto tóxico com ação cancerígena. Por conter sódio, é contraindicada para hipertensos.


SACARINA

Seu uso não é indicado para gestantes, pois é permeável à placenta e de difícil excreção pelo feto. Também não é indicada para hipertensos, por conter sódio.


SUCRALOSE

Possui cloro em sua composição, que compete com a absorção de iodo na glândula da tireoide, portanto, contraindicado para pessoas que possuem distúrbios na tireoide.


ACESSULFAME K

Devido à presença de potássio, deve ser evitado por portadores de doenças renais.


XILITOL

Não adoça tanto como os concorrentes, mas é similar ao açúcar. Pode causar gases, distensão abdominal e diarreia se usado em grande quantidade e em pessoas com predisposição. Mas, é um adoçante natural e livre de produtos químicos.


Não consuma produtos por conta própria, consulte sempre um profissional para ajudar a escolher a melhor opção e ter uma dieta de baixa caloria e saudável.


Agora que você já sabe como escolher o adoçante, compartilhe esse conteúdo com quem possa interessar.


Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG.


Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090.


745 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp.png
bottom of page