Os sintomas intestinais como gases, distensão abdominal, alteração do hábito intestinal (diarreia e constipação) e cólicas são frequentes em nossos consultórios e podem estar associados a diversos fatores como estresse, má alimentação, intolerância alimentar e uso de medicamentos. Esses sintomas também são observados em pacientes que apresentam Síndrome do Intestino Irritável.
Nesses casos, o acompanhamento médico e nutricional é muito importante para o alívio e o controle dos sintomas, tornando essa condição menos limitadoras para o dia-a-dia do paciente.
Uma das dietas que tem auxiliado pacientes com Síndrome do Intestino Irritável ou aqueles que apresentem sintomas como gases/dor e distensão abdominal é a FODMAP DIET que reduz em mais de 70% dos sintomas apresentados, com eficácia superior à da maioria dos medicamentos utilizados.
FODMAP é um acrônimo para um conjunto de carboidratos osmóticos que podem ser de difícil digestão para algumas pessoas (“oligossacarídeos fermentáveis, dissacarídeos, monosacarídeos e polióis”). Diversos alimentos ricos em FODMAP - fontes defrutose, lactose, sorbitol, manitol, frutanos e rafinose - são excluídos da dieta por 4 a 8 semanas. Após esse período, inicia-se a introdução gradual de grupos de alimentos, que geralmente acontece com inclusão isolada de grupos de alimentos ricos em FODMAP.
Para saber mais sobre como a dieta pode auxiliar no tratamento de doenças intestinais, consulte a nutricionista Silvia Ferolla, há mais de 10 anos, especialista em Nutrição Clínica e com ampla experiência neste protocolo.
Mais informações: 31 2573-0090
->