Buscar
  • Sivlia Ferolla

Dietas podem aliviar ou controlar sintomas intestinais?

Atualizado: Jul 23


Os sintomas intestinais como gases, distensão abdominal, alteração do hábito intestinal (diarreia e constipação) e cólicas são frequentes em nossos consultórios e podem estar associados a diversos fatores como estresse, má alimentação, intolerância alimentar e uso de medicamentos. Esses sintomas também são observados em pacientes que apresentam Síndrome do Intestino Irritável.

Nesses casos, o acompanhamento médico e nutricional é muito importante para o alívio e o controle dos sintomas, tornando essa condição menos limitadoras para o dia-a-dia do paciente.

Uma das dietas que tem auxiliado pacientes com Síndrome do Intestino Irritável ou aqueles que apresentem sintomas como gases/dor e distensão abdominal é a FODMAP DIET que reduz em mais de 70% dos sintomas apresentados, com eficácia superior à da maioria dos medicamentos utilizados.

FODMAP é um acrônimo para um conjunto de carboidratos osmóticos que podem ser de difícil digestão para algumas pessoas (“oligossacarídeos fermentáveis, dissacarídeos, monosacarídeos e polióis”). Diversos alimentos ricos em FODMAP - fontes defrutose, lactose, sorbitol, manitol, frutanos e rafinose - são excluídos da dieta por 4 a 8 semanas. Após esse período, inicia-se a introdução gradual de grupos de alimentos, que geralmente acontece com inclusão isolada de grupos de alimentos ricos em FODMAP.

Para saber mais sobre como a dieta pode auxiliar no tratamento de doenças intestinais, consulte a nutricionista Silvia Ferolla, há mais de 10 anos, especialista em Nutrição Clínica e com ampla experiência neste protocolo.

Mais informações: 31 2573-0090

->


17 visualizações

Agende sua consulta com a nutricionista

Somente consultas particulares. Não temos convênios.

Rua Bernardo Guimarães, 2717 | Sala 1101 | Santo Agostinho 

Belo Horizonte | MG | CEP 30140-082

(31) 2573-0090

(31) 99199-2929

contato@silviaferolla.com.br

 

© 2017 Silvia Ferolla

WhatsApp.png