
Uma alimentação saudável não é sinônimo de falta de sabor e de baixa quantidade. Pelo contrário. Substituindo alimentos prejudiciais por outros com mais nutrientes, podemos alcançar a saciedade, com saúde e manter o sabor.
São pequenas mudanças de hábitos que, no decorrer do tempo, trazem enormes benefícios em termos de saúde física e mental e que melhoram a autoestima e trazem mais qualidade de vida. Veja algumas dicas.
Faça um prato com cores variadas e alimentos diversificados. As cores nos fazem comer com os olhos e a diversidade aumenta os nutrientes.
Aumente o consumo de legumes e verduras e tempere-os conforme sua preferência.
Use temperos naturais como azeite, limão, ervas e pouco sal.
Prefira sempre alimentos como grãos, pães e biscoitos em sua versão integral. Os integrais são fonte de fibra, que trazem saciedade e mais vitaminas.
Monte seu prato com 50% de salada (folhas, verduras e legumes crus ou cozidos). 25% de proteína animal (carnes, de preferência branca) ou vegetal (leguminosas como feijão, lentilha, ervilha e outras). 25% de carboidrato (arroz integral, batata doce, macarrão integral).
Se tiver muita vontade de comer doce, após o almoço, prefira uma porção de fruta como sobremesa.
Procure fracionar as refeições para que essas sejam feitas de 3 em 3 horas. Assim, não haverá fome.
Seguindo essas simples dicas você terá uma alimentação saudável e saborosa que oferece saciedade e prazer.
Para saber como ter uma dieta saudável e personalizada para suas necessidades, consulte a nutricionista Silvia Ferolla, referência em nutrição clínica há mais de 10 anos e PhD pela UFMG.
Agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090.
Comments