Apesar de representar apenas 2% do peso corporal, o cérebro humano consome cerca de 20% do oxigênio e da glicose do organismo.
Além de oxigênio e glicose, o cérebro ainda necessita de alguns nutrientes específicos para funcionar no seu potencial máximo, aumentando sua capacidade de aprendizagem e concentração.
Para você aprender como turbinar seu cérebro através da alimentação, preparei esse rico artigo sobre os nutrientes que ajudam a melhorar a memória. Leia até o fim e pratique. Apenas 1 minuto de leitura.
VEGETAIS VERDE-ESCUROS
Vegetais verde-escuros como brócolis e espinafre são fontes de fitoquímicos parceiros do sistema nervoso. Em especial o espinafre que fornece luteína, um carotenoide que muito contribui para a saúde cerebral.
Segundo estudos, a luteína é capaz de proteger os neurônios, retardando seu envelhecimento natural, resultando em funções cerebrais melhores.
ABACATE
A fruta é rica em gorduras monoinsaturadas, que melhoram o sistema cardiovascular fornecendo uma boa circulação sanguínea. O cérebro depende de muita circulação para o bom funcionamento, assim como os outros órgãos do corpo.
NOZES E CASTANHAS
Contém nutrientes essenciais para o funcionamento pleno do cérebro, como a vitamina E, preventiva na diminuição da capacidade cognitiva. Também são ricas em ômega3 e antioxidantes que protegem o cérebro contra a ação de radicais livres.
SUCO DE UVA INTEGRAL
Alimento rico em polifenóis que protegem o cérebro e inibem danos provocados pelos radicais livres. Também promove o aumento da BDNF, proteína que estimula novas conexões entre as redes de neurônios, bem como a renovação dessas células.
AZEITE DE OLIVA
O azeite é rico em oleocantal, substância que reduz o risco de Alzheimer. Também concentra boas doses de gordura monoinsaturada e antioxidantes. Não é à toa que tem fama de ser um defensor da memória
Sou Silvia Ferolla, nutricionista, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG.
Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta. 31 2573-0090 ou 99199-2929 (Whatsapp).
Comentários