Uma noite mal dormida nos deixa desatentos, cansados e a capacidade de raciocínio diminui. A insônia provoca envelhecimento precoce, pode trazer doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, hipertensão e até o ganho de peso.
Entretanto, existem alguns alimentos que ajudam a dormir melhor, pois, são ricos em triptofano, aminoácido que estimula a produção de serotonina, neurotransmissor encarregado da sensação de bem-estar e da famosa melatonina, o hormônio do sono.
ALIMENTOS RICOS EM TRIPTOFANO E QUE FAVORECEM O SONO
Banana, laticínios, grão de bico, mel, castanha de caju, frango e ovo.
Por outro lado, alguns hábitos e alimentos prejudicam o sono e devem ser evitados. Refeições volumosas e a ingestão de alimentos gordurosos, perto da hora de dormir, são inimigos do bom sono.
Vale, mais uma vez, lembrar do famoso ditado: “tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo” Refeições leves e menores favorecem o sono.
ALIMENTOS PREJUDICIAIS AO SONO
Alimentos como refrigerantes, chá preto, café e chocolate são ricos em cafeína e xantina, substâncias que estimulam o sistema nervoso central. Fast food, carnes gordurosas e bebidas alcoólicas também são prejudiciais.
Agora que você já conhece os alimentos que ajudam a dormir melhor, para obter uma dieta balanceada e personalizada que ajude a combater ainda mais à insônia, consulte seu nutricionista.
Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG.
Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta presencial ou online. 31 2573-0090 ou 99199-2929 (Whatsapp).
Comments