top of page
Buscar
  • Foto do escritorSivlia Ferolla

Intolerância à frutose.

Atualizado: 23 de jul. de 2020


Intolerância à frutose

Muito se fala sobre a intolerância à lactose, mas saiba que também existe a intolerância à frutose que também traz muitos sintomas desagradáveis ao paciente.

A intolerância à frutose é a dificuldade absorção deste tipo de açúcar que é encontrado em frutas (com diferentes concentrações), mel, alguns legumes, leguminosas e vegetais. Quando consumidos, esses alimentos podem provocar enjoo, vômitos, suor, diarreia e inchaço abdominal (não necessariamente todos os sintomas). Daí a importância de se identificar essa intolerância e reduzir o consumo da frutose além de adequar a dieta para que não haja deficiências nutricionais.

A má absorção da frutose pode ser adquirida ao longo da vida, pode acometer pessoas com a síndrome do intestino irritável ou ainda ser hereditária quando os sintomas surgem nos primeiros 6 meses, período em que a criança começa a ingerir frutas e papinhas.

Como já vimos, a frutose não está presente somente na frutas como muitos pensam mas estão presentes em altas concentrações nos produtos industrializados como iogurtes de frutas, sorvetes, refrigerantes, sucos de caixinha, barras de cereais, ketchup, maionese, molhos industrializados, chocolates, bolos, comidas rápidas, açúcar branco, melaço, xarope de milho, além de carnes processadas e embutidos como salsicha e presunto.

A intolerância à frutose apresenta diferentes graus, podendo ser leve, moderada a grave. Por isso a restrição no consumo de alimentos com frutose deve ser ajustada individualmente. Procure sempre a orientação de um nutricionista para a realização de um plano nutricional adequado às suas necessidades.

Uma boa saída para redução dos sintomas da intolerância à frutose é a adoção de uma dieta Low FODMAP, que retira da dieta alimentos pouco absorvidos no intestino delgado e que são fermentados por bactérias da microbiota intestinal, como a frutose.

Sou Silvia Ferolla, nutricionista, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG.

Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta. 31 2573-0090 ou 99199-2929 (Whatsapp).


366 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp.png
bottom of page