A exemplo do Outubro Rosa, criado para estimular a prevenção do câncer de mama, o Novembro Azul é destinado à prevenção do câncer de próstata doença que, segundo o Instituto Nacional do Câncer, afeta 60 mil homens por ano.
O câncer de próstata é uma doença silenciosa e por isso difícil de ser detectada sem os exames de PSA e de toque. Quando os casos não são fatais, muitas vezes deixam sequelas importantes, como incontinência urinária e disfunção erétil.
Está mais do que provado, por diversos estudos científicos, que o estilo de vida ativo e a alimentação adequada podem fazer grande diferença na prevenção de diversos tipos de câncer, inclusive o de próstata. Dieta com baixo teor de gordura também está relacionada ao menor risco de CA de próstata.
Por isso, a nutricionista Silvia Ferolla preparou esse artigo sobre os principais alimentos que ajudam na prevenção do câncer de próstata.
- Tomate e frutos vermelhos
Composto bioativo: Licopeno
Função: É antioxidante, combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e inibidor de proliferação celular.
- Brócolis, repolho, couve-flor, couve
Composto bioativo: Sulforafano
Função: Previne que enzimas ativem agentes causadores de câncer.
- Soja fermentada orgânica, feijão e diversas frutas e legumes
Composto bioativo: Fitoestrógenos
Função: Exerce influência sobre doenças associadas ao hormônio masculino, a testosterona, regulando a dosagem.
Além da boa alimentação, também é recomendado monitorar níveis de vitamina D no sangue. A vitamina D regula diferenciação e crescimento celular. Baixos níveis estão associados ao risco aumentado de câncer
A Dra. Silvia Ferolla é referência em nutrição clínica há mais de 10 anos. Seu atendimento é baseado na individualidade do paciente, buscando sempre aliar escolhas alimentares eficientes.
Clique aqui e saiba mais sobre a Dra. Silvia ou agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090.
Commentaires