top of page
Buscar
  • Foto do escritorSivlia Ferolla

A boa alimentação e as doenças respiratórias.

Atualizado: 23 de jul. de 2020


A boa alimentação e as doenças respiratórias

Nada mais necessário do que respirar bem, não é mesmo? Entretanto, nossa respiração pode ser acometida por diversas doenças que, além de muito incômodas, podem levar até à morte. Podemos citar asma, bronquite, enfisema, tuberculose e até o câncer de pulmão.

Porém, essas doenças podem ser evitadas com bons hábitos de vida, inclusive na alimentação. Por isso, preparei esse interessante artigo sobre como combater as doenças respiratórias com a boa alimentação.

A alimentação exerce grande influência no aparelho respiratório, mais do que podemos imaginar. Alguns alimentos como leite e ovos, podem desencadear crises asmáticas. Comidas muito quentes, temperadas ou ácidas podem ativar a histamina e desencadear uma resposta alérgica. Alimentos industrializados que contenham excesso de conservantes e corantes, podem iniciar reações inflamatórias e, consequentemente, agravar quadros de doenças respiratórias.

Em contrapartida, alimentos como acerola, goiaba e amora são mais ricas em vitamina C e antioxidantes que a laranja e o limão, fortalecendo a imunidade e afastando doenças como gripes e resfriados.

Os temperos alho e cebola contêm enzimas que combatem infecções por bactérias, vírus e fungos. O abacaxi é rico em bromelina, substância anti-inflamatória que diminui a congestão das vias nasais. O gengibre tem função adstringente e expectorante ajudando na eliminação do muco. O mel tem propriedades bactericidas, anti-inflamatórias e fungicidas que também ajudam na expectoração.

Vegetais crucíferos como brócolis, couve-flor e repolho possuem grandes quantidades de antioxidantes e outros compostos químicos que ajudam a limpar o corpo de toxinas e a inativar agentes cancerígenos.

O betacaroteno, pigmento amarelo antioxidante, está presente na cenoura, abóbora, damascos e outros. Ele se converte na vitamina A, que reduz significativamente a probabilidade de se desenvolver asma e ajuda a reduzir o risco de câncer do pulmão.

Manter-se hidratado e praticar atividades físicas ao ar livre também são grandes aliados contra as doenças respiratórias.

Sou especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG. Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090.


244 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp.png
bottom of page