top of page
Buscar
  • Foto do escritorSivlia Ferolla

O café e suas propriedades nutricionais.

Atualizado: 23 de jul. de 2020


O café e suas propriedades nutricionais.

Bebida forte, de sabor marcante, que desperta e dá energia, o café é a cara do Brasil. E dia 14 de abril é comemorado o Dia Internacional do Café. Seja no desjejum ou em pequenas doses durante o dia, o café faz parte do nosso cotidiano. Mas, será que o café tem boas propriedades nutricionais?

O principal composto ativo do café é a cafeína, substância que já foi mal compreendida, mas que hoje prova ser benéfica em várias funções. A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central melhora a atenção, disposição e desempenho, e pode auxiliar na perda de peso. O café contém ainda diversos antioxidantes como ácido clorogênico e também vitaminas do complexo B.

Devido principalmente ao seu alto teor de antioxidantes, que combatem os radicais livres, vários estudos já comprovaram os seguintes benefícios do café: redução do risco de doenças cardiovasculares, de alguns tipos de cânceres, de cirrose hepática e de diabetes, prevenção do Mal de Alzheimer e Doença de Parkinson.

A quantidade recomendada de consumo é de 1 a 3 xícaras por dia, preferencialmente puro sem açúcar. Entretanto, cuidado com os excessos, especialmente pessoas tem aumento da sensibilidade à cafeína que podem ter prejuízo do sono e agitação. Pessoas que tem gastrite já que o café aumenta a secreção de ácido clorídrico podendo agravar a dor. E gestantes que não devem ultrapassar o consumo diário de 3 xícaras de café.

Foi demonstrado em estudo recente da Harvard Medical School possível relação com risco de aborto espontâneo (especialmente entre as semanas 8 e 19 de gestação) quando consumido em doses excessivas. Para saber mais, consulte sempre um nutricionista.

A Dra. Silvia Ferolla é referência em nutrição clínica há mais de 15 anos. Seu atendimento é baseado na individualidade do paciente, buscando sempre aliar escolhas alimentares eficientes.

Saiba mais pelo telefone 31 2573-0090.


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp.png
bottom of page