Dando sequência às comemorações do Mês da Mulher, preparamos mais um conteúdo sobre mulheres e suas particularidades. Hoje falaremos sobre como a nutrição adequada pode ajudar a reduzir os problemas causados pela TPM.
A maioria das mulheres conhece bem os sintomas da TPM: alteração de humor, ansiedade, compulsão alimentar e edema. E sofrer com isso, mensalmente, é muito chato. Entretanto, uma alimentação adequada pode ajudar a aliviar os sintomas, melhorando a qualidade de vida neste período.
Uma das formas de aliviar os sintomas é aumentando os níveis de serotonina. Hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Alguns alimentos como nozes, banana, abacate, ovos, aveia, batata e cenoura, que são ricos em vitamina B, aumentam a produção de serotonina diminuindo os efeitos da TPM.
No período pré-menstrual, há elevação da temperatura corporal e aumento do metabolismo, o que explica a compulsão alimentar. Portanto, é necessário pequeno aumento no consumo de carboidratos, mas, não de carboidratos refinados (pão branco, biscoito, açúcar, macarrão). Prefira as versões 100% integrais.
O magnésio está envolvido na produção da serotonina e seu consumo é bastante indicado nesse período. Pode ser encontrado em alimentos como: figo, leguminosas como feijões, grão de bico e ervilha, cereais integrais, vegetais, folhas verde escuras e cacau. Se optar pelo último, só vale se for chocolate amargo acima de 70% de cacau.
Para uma análise mais profunda, caso a caso, consulte um nutricionista e saiba como reduzir, ainda mais, os sintomas da TPM através da nutrição adequada.
A Dra. Silvia Ferolla é referência em nutrição clínica há mais de 10 anos. Seu atendimento é baseado na individualidade do paciente, buscando sempre aliar escolhas alimentares eficientes.
Saiba mais pelo telefone 31 2573-0090.
Comments