Buscar
  • Sivlia Ferolla

NÃO avalie seu desempenho pela balança.


Composição corporal

Um erro comum de muitos pacientes é julgar seu desempenho durante o acompanhamento nutricional pelo peso aferido na balança.


Na maioria das vezes, se frustrando quando a perda de peso é pequena e vibrando quando é significativa.


Entretanto, a avaliação do peso de forma isolada não traz informações sobre a composição corporal do paciente e pode trazer interpretações erradas.


AFINAL, O QUE É COMPOSIÇÃO CORPORAL?


Nós temos a chamada massa gorda, que se refere à gordura e a massa magra, que é a massa composta por músculos, água, ossos e órgãos. Ao perdermos ou ganharmos peso, é importante saber a composição dele.


Perder massa magra não é interessante, pois pode desacelerar o metabolismo e facilitar o reganho de peso, diferentemente de perder excesso de gordura.


Se você se apega somente ao peso mostrado na balança, pode estar comemorando erroneamente a perda de quilos de músculos, ou pior, se chatear porque seu peso não mudou em meses de trabalho duro, quando na verdade você perdeu gordura e ganhou massa muscular e deveria se orgulhar disso.


Portanto, não foque somente na variação isolada do seu peso, analise outros fatores como: se suas roupas estão servindo melhor, se você está gostando do que vê no espelho, se está se sentindo mais disposto e, principalmente, como está sua composição corporal – esta parte você vai ter acesso com o profissional.


COMO CONHECER SUA COMPOSIÇÃO CORPORAL?


Existem vários métodos de avaliação da composição corporal.


Aqui na clínica, utilizamos a avaliação com a bioimpedância, através de um dos equipamentos mais avançados, que realiza a análise de forma segmentada e fornece a composição detalhada de músculo nos membros e no tronco, bem como análise da água intra e extracelular.


Também fazemos a avaliação por ultrassom, com o moderno aparelho Body Metrix. Clique e saiba mais.


Você sabe como está sua composição corporal? Agende uma avaliação por bioimpedância para acompanharmos sua evolução!


Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica, há mais de 15 anos. PhD pela UFMG.


Agende sua consulta presencial ou online. 31 2573-0090 ou 7201-0090 (Whatsapp).


Saiba mais em www.silviaferolla.com.br


#nutricionistabh #nutricaoclinica #nutricaofuncional #nutricaobh #composicaocorporal

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp.png