Segundo estatísticas recentes, aproximadamente de 30 a 40% da população apresenta acúmulo de gordura no fígado ou esteatose hepática. A doença é geralmente assintomática e acomete a maior parte dos indivíduos obesos, diabéticos ou que apresentem colesterol e pressão altos.
Várias situações podem fazer com o que fígado acumule gordura, dentre eles a presença de hepatite por vírus C, consumo de álcool, uso de alguns medicamentos como corticoide dentre outros. Mas, atualmente, o que observamos é uma esteatose que vem muito relacionada aos maus hábitos alimentares, incluindo o consumo excessivo de carboidratos refinados, açúcares e gordura.
A dieta ideal para reduzir a gordura no fígado é a dieta mediterrânea que propõe uma ingestão adequada em frutas e vegetais, pelo menos de 3 a 4 porções diária de cada grupo, rica em grãos integrais, peixes e alimentos fontes de gordura boa (azeite, azeitona, castanhas, abacate). Eliminar os produtos industrializados, especialmente bebidas açucaradas como sucos de caixinha, refrigerante, reduzir o consumo de biscoitos, sorvetes, produtos de panificação e bebidas alcoólicas.
Para saber mais sobre como tratar corretamente a gordura no fígado, consulte a nutricionista Silvia Ferolla, há mais de 10 anos, especialista em Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica.
Clique aqui para enviar um e-mail ou ligue 31 2573-0090
Comments