top of page
Buscar
  • Foto do escritorSivlia Ferolla

Principais doenças causadas pela má alimentação e como evitá-las

Atualizado: 23 de jul. de 2020


doenças causadas pela má alimentação

A má alimentação é uma das maiores causas de doenças no mundo. Esse fato se agravou após a grande urbanização, ocorrida a partir dos anos 60 do século passado e pelo novo estilo de vida de boa parte das pessoas, com uma jornada pesada de trabalho e a falta de tempo para se dedicar à alimentação.

Foi aí que surgiu o famoso fast food e o perigoso hábito de pular refeições fazendo lanches rápidos na rua. A indústria alimentícia é responsável pela má alimentação, pois veio oferecer ingredientes para preparar alimentos rápidos e “saborosos”, ricos em corantes, espessantes, conservantes e outros produtos químicos altamente prejudiciais à saúde.

Tanto as redes de fast food quanto a indústria alimentícia oferecem produtos ultraprocessados. Os produtos alimentícios geralmente apresentam grande quantidade de gorduras hidrogenada, saturada que podem aumentar o risco de doenças coronárias. Além disso, apresentam altas concentrações de açúcares que também tem associação com as doenças cardíacas, obesidade e diabetes. O excesso de sal e os realçadores de sabor também são grandes vilões. Espessantes e conservantes estão muito associados a piora da saúde intestinal.

Veja esse interessante conteúdo sobre as principais doenças causadas pela má alimentação e como evitá-las. Leia e pratique. Seu corpo agradece.

Obesidade

Causada pelo excesso de gordura no corpo, principalmente pelo alto consumo de calorias associada à falta de atividades físicas.

Colesterol elevado

Essa condição pode ser responsável pela obstrução das artérias e veias, resultando em infarto e derrame. Surge muitas vezes como consequência de uma alimentação inadequada, quando ingerindo alimentos com alto teor de gordura animal, açúcares e baixa ingestão de fibra.

Gastrite

É a inflamação na mucosa do estômago que pode ser relacionada ou agravada, pela a má alimentação. Poucas refeições ao dia, com grande espaço de tempo, ingestão de alimentos gordurosos, açucarados, excesso de cafeína e álcool além de alimentos ácidos, farinha de trigo são os principais alimentos que devem ser evitados na presença de gastrite.

Diabetes

Doença causada pela resistência ou baixa produção de insulina pelo organismo, o que faz com que a taxa de glicose no sangue fique acima dos níveis aceitáveis. Excesso de peso, alta ingestão de carboidratos como farinha de trigo, biscoitos, pães, açúcar, bebidas açucaradas, refrigerantes estão associados ao maior aparecimento de diabetes.

Hipertensão

Caracterizada pelos níveis elevados de pressão arterial também pode estar relacionada ao excesso de peso e alimentação rica em sódio. Produtos alimentícios industrializadas, embutidos, enlatados, molhos prontos são alimentos que podem levar ao aumento da pressão arterial. É o sinal de que logo aparecerão doenças cardiovasculares.

Como evitá-las

Todas as doenças citadas acima podem ser controladas através de uma nutrição controlada e adequada às necessidades de cada pessoa. Veja algumas dicas:

1- Faça pratos com cores variadas e alimentos diversificados. As cores nos fazem comer com os olhos e a diversidade aumenta os nutrientes.

2- Aumente o consumo de legumes e verduras e tempere-os com condimentos naturais, conforme sua preferência.

3- Prefira sempre alimentos como grãos, pães, massas em sua versão integral.

4- Monte seu prato com 50% de salada, 25% de proteína animal (carnes, de preferência branca) ou vegetal (leguminosas como feijão, lentilha, ervilha e outras). 25% de carboidrato (arroz, batatas e massas, de preferência integrais).

5- Procure fracionar as refeições para que essas sejam feitas de 3 em 3 horas. Assim, não haverá fome.

6- Evite ao máximo produtos alimentícios ultra processados como salgadinhos tipo chips, embutidos, refrigerantes, macarrão e temperos prontos, comida congelada, doces e balas, sucos de caixinha, nuggets, bolos e pães industrializados e outros.

7- Fique longe dos fast foods.

8- Evite frituras.

9- Evite cigarro e bebidas alcoólicas.

10- Faça exercícios regularmente

Acha difícil conseguir sozinho? Que tal agendar uma consulta e ter uma ajuda profissional?

Sou especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG. Agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090.


105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp.png
bottom of page