Fui diagnosticado com doença celíaca! E agora?
Receber o diagnóstico de doença celíaca, realmente pode ser preocupante, em função das várias mudanças necessárias no estilo de alimentação.
Penso que nada na vida acontece por acaso. O diagnóstico e as mudanças alimentares servirão para que você tenha mais saúde, qualidade de vida e um cardápio adequado ao seu novo estilo de alimentação, mais saudável e nutritivo. Por isso preparei esse conteúdo, de grande valor para os celíacos.
Provavelmente você deve ter recebido o diagnóstico da doença celíaca de um gastroenterologista. Mas, você vai precisar de uma equipe multidisciplinar para o seu completo apoio. O acompanhamento com um nutricionista também é essencial.
Na consulta com o nutricionista você entenderá os alimentos que terá de evitar, os cuidados para evitar contaminação cruzada e os novos alimentos que comporão sua dieta, evitando deficiências nutricionais ou ganho de peso
A doença celíaca é uma condição auto imune onde as células defesa reagem ao glúten, proteína presente no trigo, cevada e centeio. Daí a necessidade de abolir a ingestão desses alimentos, evitando os sintomas: diarreia, constipação intestinal, perda de peso, anemia, sensação de estufamento, cólica e desconforto abdominal.
ALIMENTOS QUE CONTÉM GLÚTEN
· massas e farináceos a base de trigo: pães, massas, bolos;
· bebidas alcoólicas que contenham cevada, trigo, centeio como: cerveja, whisky, vodka, gin;
· outras bebidas: ovomaltine, bebidas contendo malte, cafés misturados com cevada, achocolatados.
Procure um nutricionista e saiba tudo sobre como deve ser o seu novo cardápio, os cuidados ao preparar alimentos em casa e como escolher alimentos quando estiver fora de casa.
Sou Silvia Ferolla, especialista em doenças do intestino e do fígado há mais de 15 anos. PhD pela UFMG.
Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090.
Comments