Buscar
  • Sivlia Ferolla

Como identificar a lactose oculta nos alimentos?


lactose oculta nos alimentos

A lactose é uma substância do leite e seus derivados. É a junção das moléculas de galactose e glicose, por isso é conhecida como o açúcar do leite, sendo a responsável pelo seu sabor levemente adocicado. Sua principal função é fornecer energia e favorecer a absorção do cálcio pelo organismo.


Apesar das funções benéficas da lactose, muitas pessoas são intolerantes à ela e seu consumo pode trazer vários problemas como diarreia, náusea, vômito, dor abdominal e inchaço. Por isso, os intolerantes à lactose devem evitar o consumo de leite e seus derivados.


Entretanto, a lactose é um componente largamente presente nos alimentos industrializados, pois leite e derivados são muito utilizados nas mais diversas receitas.


Para ajudar os intolerantes na identificação da lactose oculta nos alimentos, preparei esse valioso artigo. Leia até o final, pratique e compartilhe com que também sofre desse mal.


Para identificar se há lactose em determinado alimento é muito importante ficar atento à lista de ingredientes. A lactose pode aparecer com diferentes nomes, como:


· soro do leite;

· preparado lácteo,

· creme de leite em pó;

· proteína láctea;

· galactose;

· proteína de leite hidrolisada; e

· vários outros.


Também é de grande importância verificar se consta a observação: “pode conter traços de leite”. Essa informação avisa que pode haver no alimento a contaminação cruzada, processo em que um item sem lactose é processado no mesmo equipamento onde se processam derivados do leite.


Abaixo listo alguns alimentos que requerem atenção, pois, muitas vezes têm lactose, mas não parece:


· granola;

· barrinhas de cereais;

· frios e embutidos;

· salgadinhos tipo chips;

· pães, biscoitos e bolos;

· molhos para salada;

· temperos prontos;

· outros.


Consulte sempre um profissional de nutrição para ajudar a escolher a melhor opção alimentar e ter uma dieta livre de lactose e saudável.


Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG.


Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090.


#silviaferolla #nutricionistabh #nutricaobh #intestinopreso #lactoseoculta #intoleranciaalactose

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp.png