Buscar
  • Sivlia Ferolla

Nutrição aliviando a constipação intestinal.

Atualizado: 23 de Jul de 2020


Nutrição aliviando a constipação intestina

Constipação intestinal se refere a menor frequência de evacuação na semana. Esse problema intestinal atinge grande parte das pessoas, em especial, as mulheres.

Quem padece desse problema acaba sofrendo de outros males como cólicas, gazes, inchaço e endurecimento das fezes. Além disso, a regularidade intestinal é muito importante na absorção dos nutrientes, o que influencia diretamente a saúde. Problemas intestinais podem ainda, afetar nossa saúde psíquica, pois no intestino são produzidos diversos neurotransmissores responsáveis pela estabilidade do humor.

Entretanto, adotando práticas nutricionais adequadas, essa queixa pode ser aliviada e até eliminada. Por isso, preparei esse interessante sobre a Nutrição aliviando a constipação intestinal. Confira!

OS TRÊS PRINCIPAIS INGREDIENTES NA DIETA

De um modo geral, são três os elementos mais importantes para garantir um intestino regular e saudável: água, fibras insolúveis e solúveis e gorduras boas.

A água é a responsável por hidratar o bolo fecal, o que evita o ressecamento das fezes e facilita o trânsito intestinal. Tome pelo menos 2 litros ao dia divididos em 6 a 8 copos ao longo do dia.

As fibras presentes em frutas, verduras, legumes e sementes são as facilitadoras do peristaltismo, ou movimento intestinal. Além disso, elas aumentam o bolo fecal e garantem saúde para as bactérias boas que colonizam nosso intestino.

As gorduras boas também são tão importantes quanto a água e as fibras, pois são elas que seguram a hidratação das fezes em mantém o bolo unido, facilitando a eliminação.

O consumo excessivo de açúcar e alimentos com farinha branca de base contribuem para a proliferação de bactérias e fungos no intestino, causando a constipação. Esse tipo de alimento também é pobre em fibras e minerais, não oferecendo benefícios nutricionais.

Além da mudança na dieta, a atividade física é fundamental para auxiliar no melhor funcionamento do intestino. Exercite-se com regularidade.

Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG. Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090.


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp.png