Buscar
  • Sivlia Ferolla

Nutrição esportiva - Faz exercícios sem acompanhamento nutricional? Perigo à vista!

Atualizado: 23 de Jul de 2020


nutrição esportiva

Exercícios físicos são grandes aliados da saúde física e mental, mas, podem se tornar um perigo se feitos sem orientação de profissionais. As áreas da saúde e estética são repletas de práticas milagrosas e modismos. A mídia, muitas vezes promove verdadeiro terrorismo nutricional. O fato é que alterações radicais na alimentação, sem orientação sobre nutrição esportiva, podem colocar a saúde em risco e trazer complicações ainda piores que o excesso de peso e o sedentarismo.

O nutricionista auxilia no planejamento das refeições que precedem o treinamento, avalia a necessidade de suplementação (dependendo da intensidade, duração do exercício, condições clínicas e etc.) e adequa nutrientes para serem consumidos após a atividade física.

Deficiência nutricional e performance

Nosso organismo precisa de equilíbrio entre os nutrientes e o excesso ou carência de algum deles acarreta comprometimento do estado nutricional.

Por exemplo: excesso de proteínas está relacionado ao aumento da taxa de filtração glomerular e aumento da perda de cálcio na urina que podem no longo prazo predispor a alterações da função renal.

A restrição excessiva e crônica de carboidratos, por outro lado pode diminuir a disponibilidade de energia do organismo comprometendo a performance. A falta do carboidrato, ainda está relacionada a menores níveis de serotonina, hormônio responsável pela regulação do apetite e da saciedade, além de ser o hormônio do bom humor. Por outro lado, o uso excessivo de suplementação de carboidrato, durante o exercício, pode levar ao aparecimento de sintomas gastrointestinais indesejáveis.

A falta de reposição de eletrólitos em exercícios de longa duração pode determinar fadiga e câimbras. São inúmeros exemplos que podemos citar quando se trata de dieta / suplementação e exercício.

Dessa forma, o acompanhamento nutricional esportivo torna-se fundamental para praticantes de atividade física e atletas para otimizar performance, hipertrofia, redução de percentual de gordura.

A nutricionista Silvia Ferolla é especialista em Nutrição Clínica, foi professora da disciplina de Nutrição Esportiva na Graduação de Nutrição e tem experiência com planejamento nutricional para praticantes de atividade física e atletas amadores de corrida, ciclismo e triathlon. Suas dietas consideram objetivo, composição corporal, preferências e necessidades alimentares e o calendário de competição.

Saiba mais em www.silviaferolla.com.br/nutricao-esportiva ou pelo telefone 31 2573-0090.


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp.png