Nutrientes benéficos para a gestante
Durante a gravidez, o corpo da futura mamãe sofre diversas alterações que exigem mudanças nos hábitos de vida, inclusive os alimentares.
Na estadia do bebê no útero, a mãe proverá abrigo, comida, água e oxigênio, por isso é necessário um aporte extra de nutrientes. Principalmente aqueles focados no crescimento e no desenvolvimento das partes estruturais de mãe e filho, construindo assim um ambiente rico para o desenvolvimento e preparando o bebê para enfrentar uma coisa complexa chamada vida.
Para comemorar a chegada de mais um Dia das Mães, preparei esse valioso conteúdo sobre os nutrientes benéficos para a gestante. Leia, pratique e esteja preparada para enfrentar esse momento, um dos mais belos da vida feminina.
ÁCIDO FÓLICO
Como não poderia deixar de ser, nosso primeiro nutriente é um dos principais, o ácido fólico, responsável pela importante função de diminuir o risco de malformações no tubo neural do bebê, que breve se transformará em seu sistema nervoso central.
O consumo desse nutriente é de grande importância até o 3º mês de gravidez. Consuma alimentos como:
· espinafre;
· cereais integrais (pão, massa, arroz);
· leguminosas (feijão, grão-de-bico, ervilha);
· flocos de milho;
· beterraba;
· flocos de aveia.
CÁLCIO
O cálcio é responsável pela formação e crescimento saudável de ossos e dentes. Também exerce função no controle da frequência cardíaca do bebê e no desenvolvimento de nervos e músculos.
As melhores fontes:
· leite e derivados (iogurte, tofu, queijo);
· couve;
· salmão;
· pão de centeio integral.
FERRO
Molécula principal dos glóbulos vermelhos, o ferro é responsável pelo aumento do volume sanguíneo e a prevenção de anemia.
Principais fontes:
· fígado de boi;
· pão e cereais integrais;
· feijão;
· hortaliças verde-escuro (espinafre, couve, rúcula, agrião).
ZINCO
Importante em diferentes processos biológicos como metabolismo de carboidratos e gorduras, metabolismo energético, síntese de proteínas, metabolismo do DNA, divisão celular e o bom funcionamento do sistema imunológico.
Principais fontes:
· carnes e peixes;
· leite e derivados;
· castanhas, amendoim, amêndoa, nozes;
· semente de linhaça.
MAGNÉSIO
Diminui os riscos de pré-eclâmpsia, problema onde acontece um aumento na pressão arterial, inchaço no rosto e nas mãos e perda de proteína na urina, o que pode levar ao parto prematuro e atraso do crescimento intrauterino.
Principais fontes:
· abacate;
· nozes;
· amêndoas;
· leguminosas;
· peixes gordurosos,
· chocolate amargo.
Lembrando que essas são apenas algumas das principais suplementações necessárias. Consulte seu obstetra ou nutricionista para maiores orientações.
Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica e infantil há mais de 15 anos. PhD pela UFMG.
Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090.
Commentaires