top of page
Buscar
  • Foto do escritorSivlia Ferolla

O perigo da esteatose hepática



O perigo da esteatose hepática

Os perigos da esteatose hepática


Esteatose hepática é uma doença caracterizada pelo acúmulo de gordura no interior das células do fígado, órgão que exerce mais de 500 importantes funções para o organismo. A esteatose é classificada com alcoólica e não alcoólica. Aqui trataremos somente da não alcoólica.


Obesidade, sobrepeso, hipertensão, diabetes, dislipidemias, má alimentação e sedentarismo são os principais causadores da esteatose hepática.


Existem 3 graduações para a esteatose hepática:


· grau 1 (leve) - quando há pequeno acúmulo de gordura;

· grau 2 (médio) - quando há acúmulo moderado e;

· grau 3 (acentuada) - quando há grande acúmulo de gordura no fígado.


Estima-se que 20 a 30% da população adulta tenha algum grau de esteatose hepática. E, infelizmente 15% destes irão desenvolver a forma grave de hepatite (estrato-hepatite).


DIAGNÓSTICO


Um dos maiores perigos da esteatose hepática é o fato de ela ser uma doença silenciosa, diagnosticada por meio de ultrassonografia. Por isso, muitos pacientes são diagnosticados por acaso fazendo um check-up médico.


TRATAMENTO


É uma condição que tem tratamento, mas que deve ser iniciado o mais precocemente possível para evitar a progressão da doença e suas graves consequências.


Sem tratamento adequado, a doença pode evoluir para cirrose hepática e câncer, podendo culminar com a perda da função do órgão.


Não há tratamento medicamentoso específico para o fígado gorduroso. A primeira linha de tratamento é baseada em mudanças de estilo de vida, com alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos e perda de peso. Raramente é necessário entrar com medicação.


O estilo de dieta mediterrânea com restrição moderada de carboidrato é uma excelente estratégia. Consulte sempre um profissional de nutrição para ajudar a escolher a melhor opção alimentar, no processo de mudança para um estilo de vida saudável e de forma prazerosa.


Sou Silvia Ferolla, especialista em doenças do fígado e nutrição clínica há mais de 15 anos. PhD pela UFMG.


Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090.


55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp.png
bottom of page