Os perigos da esteatose hepática
Esteatose hepática é uma doença caracterizada pelo acúmulo de gordura no interior das células do fígado, órgão que exerce mais de 500 importantes funções para o organismo. A esteatose é classificada com alcoólica e não alcoólica. Aqui trataremos somente da não alcoólica.
Obesidade, sobrepeso, hipertensão, diabetes, dislipidemias, má alimentação e sedentarismo são os principais causadores da esteatose hepática.
Existem 3 graduações para a esteatose hepática:
· grau 1 (leve) - quando há pequeno acúmulo de gordura;
· grau 2 (médio) - quando há acúmulo moderado e;
· grau 3 (acentuada) - quando há grande acúmulo de gordura no fígado.
Estima-se que 20 a 30% da população adulta tenha algum grau de esteatose hepática. E, infelizmente 15% destes irão desenvolver a forma grave de hepatite (estrato-hepatite).
DIAGNÓSTICO
Um dos maiores perigos da esteatose hepática é o fato de ela ser uma doença silenciosa, diagnosticada por meio de ultrassonografia. Por isso, muitos pacientes são diagnosticados por acaso fazendo um check-up médico.
TRATAMENTO
É uma condição que tem tratamento, mas que deve ser iniciado o mais precocemente possível para evitar a progressão da doença e suas graves consequências.
Sem tratamento adequado, a doença pode evoluir para cirrose hepática e câncer, podendo culminar com a perda da função do órgão.
Não há tratamento medicamentoso específico para o fígado gorduroso. A primeira linha de tratamento é baseada em mudanças de estilo de vida, com alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos e perda de peso. Raramente é necessário entrar com medicação.
O estilo de dieta mediterrânea com restrição moderada de carboidrato é uma excelente estratégia. Consulte sempre um profissional de nutrição para ajudar a escolher a melhor opção alimentar, no processo de mudança para um estilo de vida saudável e de forma prazerosa.
Sou Silvia Ferolla, especialista em doenças do fígado e nutrição clínica há mais de 15 anos. PhD pela UFMG.
Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090.
Comments