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  • Sivlia Ferolla

Por que a balança é tão cruel comigo?

Atualizado: Jul 23


Não deixe a balança determinar sua felicidade e fuja de dietas mirabolantes, que podem causar frustração e, em alguns casos, até compulsão ou outros transtornos alimentares. .

Se a balança é sua grande inimiga, preste atenção às dicas que preparei abaixo e consiga um emagrecimento sustentável. Leia até o final, são apenas 2 minutos.

SEUS HORMÔNIOS NÃO ESTÃO EQUILIBRADOS

Nossos hormônios são responsáveis por regular a velocidade do metabolismo. Caso estejam desregulados, perder peso ficará bem mais difícil. Consulte sempre o endocrinologista ou o nutricionista para verificar se sua função hormonal está correta. Alguns exemplos são alterações dos hormônios tiroidianos, excesso de insulina no sangue e níveis aumentados de cortisol.

OS EXERCÍCIOS NÃO ESTÃO BENEFICIANDO O SEU CORPO

Exercícios precisam ser dosados e variados para proporcionar a perda de peso. O descanso também é fundamental para recuperação muscular. Procure um educador físico para te orientar quanto aos exercícios que vão favorecer maior queima calórica.

Além disso, o corpo também se “acostuma” com a rotina de exercícios e as vezes precisa de variar os estímulos. Seu treino precisa ser modificado de tempos em tempos para o corpo sair da rotina. Abuse das modalidades disponíveis: musculação, aeróbicos, lutas e esportes.

COMPROMETIMENTO NA DIGESTÃO E ABSORÇÃO

De que adianta comer bem se você não digere e absorve bem os nutrientes, concorda?

Nossa microbiota intestinal (antigamente conhecida como flora), composta principalmente por bactérias, combatem doenças, ajudam a processar os alimentos e nutrientes, entre outras coisas. Tudo isso é muito importante no processo da perda de peso. Para melhorar sua flora intestinal, consuma iogurte natural, kefir e consulte a necessidade de introduzir probióticos ao seu plano alimentar.

VOCÊ PODE ESTAR COMENDO DEMAIS

Mesmo os alimentos saudáveis podem conter alto valor energético. Se estiver comendo além do que seu corpo precisa no dia-a-dia, vai continuar brigando com a balança.

Para ter um plano alimentar, de acordo com seu biotipo, estado de saúde e estilo de vida, faça uma consulta com o nutricionista para saber exatamente a quantidade e a diversidade de alimentos que você precisa, sem exageros.

SUA MASTIGAÇÃO NÃO ESTÁ CORRETA.

A digestão começa na boca através da mastigação que faz com que os alimentos cheguem ao estômago já processados, além disso, garante uma maior saciedade. Procure comer devagar e ter atenção à sua mastigação.

ESTRESSE

O estresse é um dos grandes inimigos da perda de peso. Isso porque ele aumenta o nível do hormônio cortisol.

Esse hormônio, em altas doses, gera perda de massa muscular, ganho de peso e baixa de testosterona, prejudicando o emagrecimento.

O SONO NÃO É O SUFICIENTE

O sono desempenha um papel importante na regulação do peso corporal porque auxilia na regulação de hormônios envolvidos no controle de saciedade. Para conseguir resultados positivos em dietas de emagrecimento, é necessário ter sono suficiente para dormir a noite toda.

ESTÁ PENSANDO NA DIETA E NÃO NA SAÚDE

Viver de dieta, não é um estilo de vida saudável. A qualquer momento pode haver um relaxamento e o efeito sanfona é muito mais prejudicial.

Invista em uma mudança definitiva, adotando uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, diariamente. Assim, seu emagrecimento será sustentável, até atingir o peso ideal.

Para te ajudar nessa tarefa nada fácil, procure a ajuda profissional de um nutricionista e tenha uma dieta elaborada exclusivamente para você.

Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG.

Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090.


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