É simples entender porque temos maior risco de engordar no inverno. Nosso organismo funciona, normalmente, a temperatura de 36ºC. Quanto a temperatura ambiente cai abaixo de 20ºC gastamos mais energia para manter a temperatura normal e esse gasto extra de energia leva ao aumento da fome.
Além disso, as baixas temperaturas fazem com que tenhamos tendência de ficar mais sedentários. Temos mais preguiça de acordar cedo e de fazer exercícios. O gasto calórico extra, além de nos dar mais fome, também faz com que a procura por alimentos ricos em carboidratos como massas, pães e doces seja maior, pois esses matam a fome mais rapidamente. A oferta de alimentos calóricos também aumenta no inverno, pois temos as festas juninas, os fondues, as massas e os bons vinhos.
Mas, não se preocupe, vamos dar algumas dicas para você não cair nas armadilhas alimentícias do inverno. Confira.
Prefira sempre refeições a base de proteínas (carnes magras, ovos, peixes). A saciedade é maior e duradoura.
Evite ficar muito tempo sem se alimentar. Aposte em leves lanches entre as refeições como frutas, castanhas, cereais integrais.
Prefira pães e massas na versão integral.
Se tiver que abusar de algum alimento que seja das frutas (até 4 porções ao dia).
Ao preparar doces e outros alimentos dê preferência aos ingredientes sem açúcar e com menor teor de gordura.
Mantenha o foco e não desista de praticar exercícios.
Consulte sempre um nutricionista.
A Dra. Silvia Ferolla é referência em nutrição clínica há mais de 15 anos. Seu atendimento é baseado na individualidade do paciente, buscando sempre aliar escolhas alimentares eficientes.
Saiba mais aqui no site ou pelo telefone 31 2573-0090
Comments