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  • Sivlia Ferolla

Quando devo tomar ômega 3?


Quando devo tomar ômega 3

Quando devo tomar ômega 3?


A suplementação de ômega 3 é bem frequente entre os brasileiros. Mas, será que todos precisam tomar esse suplemento?


Considerando que o consumo de alimentos com altas concentrações de ômega-3 é baixo em nosso meio, frequentemente a suplementação deve ser sim considerada. Mas, lembre-se, a suplementação segura é aquela indicada pelo seu nutricionista.


As principais fontes alimentares são os peixes de águas geladas e profundas. Abaixo destaco ainda alimentos de origem vegetal que são fontes de ômega-3:


Alguns peixes fontes são:


• Salmão, atum, cavala;

• sardinha;

• manjuba;

• arenque;

• anchova;


• semente de chia;

• semente de linhaça;

• nozes;

• algas.


A suplementação desse nutriente está relacionada a diversos benefícios:


• melhora cognitiva e função protetora do sistema nervoso;

• melhora o aprendizado e da memória;

• desenvolvimento psicomotor em crianças;

• prevenção do declínio das funções cerebrais em idosos;

• redução dos níveis de triglicerídeos;

• efeito anti-inflamatório; dentre outros.


Uma vez optado pela suplementação, é muito importante saber que nem todos os produtos disponíveis no mercado são iguais. É fundamental se certificar de que a matéria-prima não é obtida de peixes que possam apresentar contaminação por metais pesados como mercúrio e outros poluentes.


Pessoas com alergia a peixes devem dar preferência para o consumo de sementes que contenham o nutriente. Cuidado em pessoas com alterações de coagulação.


Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica e doenças do fígado e intestino, há mais de 15 anos. PhD pela UFMG.


Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090.


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