top of page
Buscar
  • Foto do escritorSivlia Ferolla

5 sinais de que a saúde do seu fígado não vai bem.


sinais de que a saúde do seu fígado não vai bem

5 sinais de que a saúde do seu fígado não vai bem.


O fígado é um órgão de grande importância no corpo humano por ser o responsável por filtrar o sangue, eliminar as toxinas, neutralizar a acidez do estômago e produzir proteínas, colesterol e bile.


As doenças que o acometem são, geralmente, causadas por excesso de gordura, excesso de álcool e uso abusivo de medicamentos.


Mas, antes de que essas doenças sejam diagnosticadas, é comum que haja alguns sintomas, como: dores abdominais, mudança na coloração das fezes e urina, pele e olhos amarelados, e cansaço sem motivo aparente.


Reconhecer os primeiros sinais que o corpo dá de que algo não vai bem pode ser a chave para prevenir a evolução de uma doença. Por isso é importante ter atenção a pequenas mudanças no nosso corpo e não negligenciar dores e desconfortos.


Alguns dos sintomas mais comuns relatados pelos pacientes são:


- Dor abdominal do lado direito: Se seu abdômen dói na parte superior direita, é um grande indício de que existe alguma inflamação nessa região. Fique atento ao seu fígado.


- Fezes brancas: Quando o corpo não está conseguindo digerir corretamente a gordura, ela é eliminada nas fezes, o que lhes dá uma cor esbranquiçada.


- Urina escura: Se o fígado produz bilirrubina em excesso, ela é eliminada na urina, que adquire uma coloração escura


- Peles e olhos amarelados: A bilirrubina em excesso também se cumula no sangue e é depositada na pele. Como consequência, os olhos e pele se tornam amarelados.


- Cansaço sem motivo aparente: A fadiga sem motivo aparente é um dos sintomas mais comuns entre pacientes com doenças no fígado. Se sentir cansaço súbito junto a outros sintomas apresentados, procure ajuda profissional.


Além destes, também é comum que pacientes com alguma doença do fígado também apresentem:


- Febre

- Dores de cabeça

- Enjoos e tonturas

- Facilidade em ter hematomas

- Coceira

- Inchaços


Se identificar alguns desses sintomas, procure um profissional para avaliar a saúde do seu fígado.


A prevenção é a melhor forma de cuidar do fígado, e pode ser feita por meio de uma alimentação e estilo de vida adequados.


Sou Silvia Ferolla, especialista em doenças do fígado, há mais de 15 anos. PhD pela UFMG.

Agende sua consulta presencial ou online pelos telefones 31 2573-0090 ou 7201-0090 (Whatsapp).



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp.png
bottom of page