Buscar
  • Sivlia Ferolla

Tipos de dieta Low Carb




A dieta low carb é baseada na redução do consumo de alimentos ricos em carboidratos, como pães e massas, e no aumento no consumo de proteínas, como frango e peixe, e gorduras boas encontradas no azeite, abacate e oleaginosas.


O objetivo desta estratégia alimentar é fazer com que o corpo utilize a própria gordura como fonte de energia, auxiliando na perda de peso, na redução dos níveis de glicose e de insulina . Neste post explico um pouco sobre a diferença dos tipos de low carb existentes e quais são as indicações para adotar essa dieta.


Tipos de low carb


1. Dieta low carb moderada - pode-se consumir no máximo 44% da sua necessidade calórica diária de carboidrato. Ou seja, se você precisa ingerir 1500kcal ao dia por exemplo, a quantidade de carboidrato permitida será de até 165g ao dia.


2. Dieta low carb restrita - pode-se consumir no máximo 25% da sua necessidade calórica diária de carboidrato. No mesmo exemplo, consumindo 1500kcal dia você poderia ingerir até 90g de carboidrato ao dia.


Pode ser consumido até 2 porções de qualquer fruta ao dia e cereais integrais e tubérculos poderão ser consumidos em pequena quantidade. Deve-se excluir açúcar, farinha branca da dieta e bebidas açucaradas. Carnes, ovos, queijos, oleaginosas são permitidas.


3. Dieta cetogênica – pode-se consumir de 20 a 50g de carboidrato ao dia. Alimentos permitidos: todos os folhosos, todas as oleaginosas (castanhas do Pará, castanha de caju, nozes, macadâmia, pistache, avelã), amendoim, todas as carnes (frango, peixe, frutos do mar, carne de boi, carne de porco), queijo, iogurte ou leite com moderação, frutas apenas mais gordurosas como coco e abacate ou aquelas muito baixas em carboidrato como morango, limão, maracujá.


Indicações para dieta low carb


Pacientes que apresentam aumento dos níveis de glicemia como intolerantes a glicose, pré diabéticos ou diabéticos, ou pacientes que apresentam resistência à insulina –pacientes com sobrepeso, obesidade, sop, DHGNA e pacientes que tenham hipertrigliceridemia.


A adesão a qualquer uma das estratégias low carb deve ser orientada por um profissional capacitado, sempre!


Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica, há mais de 15 anos. PhD pela UFMG.


Agende sua consulta presencial ou online pelos telefones 31 2573-0090 ou 7201-0090 (Whatsapp).


#lowcarb #dietalowcarb #cetogenica #dietacetogenica #nutricaoclinica #nutricaofuncional #nutricaobh #nutricionistabh

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp.png