top of page
Buscar
  • Foto do escritorSérgio Falcão

Como deve ser o meu prato


Como deve ser o meu prato


A fim de garantir corretamente seu aporte diário de proteína, fibras, carboidratos, vitaminas e sais minerais seu prato dever se composto da seguinte forma:


VERDURAS E LEGUMES


50% de alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais como verduras e legumes. Podem ser crus, cozidos, refogados ou assados. Há opções para todos os gostos: alface, agrião, rúcula, espinafre, brócolis, couve-flor, beterraba, pepino e outros. Evite o acompanhamento de temperos como molhos a base de maionese, cremes e queijos pela grande concentração de gorduras.


PROTEÍNAS


25% do prato deve ser composto por proteínas como carnes magras de boi, aves e peixes, evitando frituras. Para quem não come carne, a opção deve ser por tofu e soja texturizada. Evite embutidos como salsichas, presuntos, salames e outros.


CARBOIDRATOS


12,5% de carboidratos, os alimentos que garantem o suprimento de energia como arroz, massas, pães, farinhas e vegetais como batata, cará, mandioca e similares. Dê preferência aos integrais como arroz integral e massas feitas com farinha integral, pois esses ainda oferecem vitaminas e fibras.


LEGUMINOSAS


12,5% de leguminosas como feijão, lentilha e grão de bico. Esses alimentos oferecem quantidades adequadas de aminoácidos para manter a formação de células e hormônios. Essa classe de alimentos é de grande importância para os vegetarianos e veganos.


Importante se atentar também para a variedade evitando comer sempre os mesmos alimentos e para as cores. Quanto mais colorido o prato, mais saudável.


Agora que você já sabe a resposta para a pergunta, como deve ser o meu prato, siga diariamente as orientações e compartilhe com quem possa precisar.


Consulte sempre um nutricionista para ajudar a escolher a melhor opção alimentar e ter uma dieta de baixa caloria.


Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG.



Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta online ou presencial pelos telefones 31 2573-0090 ou 99199-2929 (Whatsapp).



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp.png
bottom of page