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  • Sivlia Ferolla

Dicas para comer chocolate sem culpa.


Dicas para comer chocolate sem culpa.

Dicas para comer chocolate sem culpa.


O chocolate é um ótimo alimento para a saúde, pois pode trazer muitos benefícios, desde que consumido com moderação e do tipo correto.


Que ótimo ler isso em época de Páscoa, certo? Sim, mas vá devagar e não exagere no consumo. Leia nossas dicas para comer chocolate sem culpa e pratique.


Os benefícios do chocolate só são válidos para os tipos amargo (acima de 60%) e meio amargo (40 a 60%). Chocolates ao leite são ricos em açúcar e gordura e o branco nem é considerado chocolate, pois só tem manteiga de cacau e açúcar.


BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE


  • Possui potentes antioxidantes do tipo flavonoides, que melhoram a saúde do coração, promovendo melhora no fluxo de sangue;



  • contém teobromina com ação semelhante à cafeína que estimula o sistema nervoso central e os músculos cardíacos. Por isso, evite consumir muito à noite;


  • o chocolate libera a serotonina, hormônio responsável pelo aumento na sensação de bem estar;


  • estimula a produção do óxido nítrico, gás que relaxa as artérias, diminui a pressão arterial e melhora a circulação sanguínea;


  • é antioxidante e cardioprotetor, pois aumenta o colesterol bom HDL e diminui o colesterol ruim, evitando a formação de placas nas artérias.



DICAS


1- Como já falamos, os benefícios somente valem para versões meio amargas e amargas. Sinta o verdadeiro gosto do chocolate e não do açúcar que as versões ao leite e branca contém.


2- Consuma com moderação. Diariamente, um tablete pequeno de 6g já oferece benefícios. Na Páscoa, pode comer um pouco mais.


3- Consuma o chocolate como sobremesa, após uma refeição saudável. Nunca de estômago vazio, pois aumenta muito os níveis de açúcar no sangue.


4- Evite as versões diet que são indicadas somente para pacientes com diabetes, mas também engordam, pois são mais cheios de gordura.


5- Não exagere na quantidade, na Páscoa e sempre. Chocolate em excesso pode causar diarreia e enxaqueca, por sensibilidade ou devido à ação de substâncias vasodilatadoras.


6- Menos é mais. Escolha ovos menores, para evitar sobras e tentações.



Feliz Páscoa para você e toda sua família.



Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG.

Saiba mais sobre meu trabalho em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta online ou presencial pelos telefones 31 2573-0090 ou 99199-2929 (Whatsapp).

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